OLÁ FAMÍLIA RECANTO! QUE O NOSSO DIA SEJA DE MUITA LUZ E PAZ.

RECADINHO SEMANAL DE TIA OSCARLINA!


🎤🎤🎤🎤🎤AGORA, O RECADINHO DE NOSSA AMADA TIA OSCARLINA SOBRE A NOSSA LIVE.

Acesse o link abaixo e veja nossa Live.

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=306991113672876&id=100030859698071&sfnsn=wiwspwa&extid=Xzz6TH2CuRmOmonk&d=w&vh=i


TIA OSCARLINA TEM UMA SURPRESA PARA VOCÊ.

O PROJETO DO LIVRO DA CRIANÇA É UM PROJETO DA ESCOLA RECANTO E VAI CONTAR COM A PRODUÇÃO DE TODOS QUE FAZEM ESSA FAMÍLIA.


CORONAVÍRUS

O Novo Coronavírus (COVID-19) é uma doença grave que não escolhe idade, cor, sexo, nem  classe social. Qualquer pessoa, criança, jovem, adulto ou idosa, pode ser infectada pelo Novo Coronavírus.

O vírus já se espalhou por todos os continentes do planeta e já temos casos confirmados em Juazeiro e Petrolina. Por isso, é importante que todos os membros da família estejam informados sobre essa doença.

Pensando nisso, a Escola Recanto do Pequeno Príncipe sugere que você leia, junto com seu filho (a), o livro infantil sobre o Novo Coronavírus disponibilizado no link abaixo.

livro corona infantil (2)

LEIA TAMBÉM

http://www.recantopequenoprincipe.com.br/2020/03/26/escola-recanto-do-pequeno-principe-sugere-leitura-em-familia-de-livro-infantil-sobre-o-novo-coronavirus/

13/07/2020

Atividades (4º ano A, B e C)

13 de julho de 2020
4° ano

Se o essencial ao coração é invisível aos olhos, ele não passa despercebido pelas ações, pois o amor é verbo, é ação e é movimento.
Vamos trabalhar????

✏️ Matemática
✔️Livro páginas 124 e 125.

✏️Português
✔️Realizar leitura e compreensão do texto no livro, páginas: 104, 105, 106 e 107;

✏️História
✔️Pesquise e represente, em seu caderno de história, a bandeira da União Africana, em seguida, elabore uma legenda, destacando o significado das cores apresentadas na bandeira.
Ver o seu crescimento me enche de muito orgulho.
Beijos.

10/07/2020

Atividades (4º ano A, B e C)

10 de julho de 2020
4° ano

A semana mais que correu… ela voou e a sexta chegou nos trazendo muita paz e tranquilidade. Vamos encerrar a nossa semana com um pouquinho mais de estudo.
Vamos trabalhar???

✏️Ciências
✔️Leia o texto da página 85 do caderno de atividades e elabore, no seu caderno de ciências, um Você sabia? sobre a Hidrosfera.
Que o seu fim de semana seja cheio de amor e de muitas brincadeiras.
Beijos.

09/07/2020

Atividades (4º ano A, B e C)

09 de julho de 2020
4° ano

A sabedoria é uma dádiva que precisa ser apreciada em pequenas doses, por isso devemos estudar todos os dias.
Vamos trabalhar???

✏️Português
✔️ Revisar e realizar atividades sobre verbo no livro, páginas: 176, 177, 180 e 181.
✏️Ciências
✔️ Atividade Xerocada Praticando sempre mais
Exerça o seu direito de estudar, pois o aprendizado é um ótimo amigo.
Beijos.

08/07/2020

Atividades (4º ano A, B e C)

08 de julho de 2020
4° ano

A gente quer ver você crescer cada vez mais, por isso incentivamos a sua busca por respostas. Estude todos os dias, isso é muito importante.
Vamos trabalhar???

✏️ Matemática
Livro páginas 93 e 101.
Não esqueça de trabalhar muito para construir o seu saber.
Beijos.

07/07/2020

Atividades (4º ano A, B e C)

07 de julho de 2020
4° ano

O trabalho do estudante é estudar e a gente estimula você a estudar com autonomia, dando conta do seu trabalho com independência. Hoje, deixe o seu filho fazer as atividades sozinho, e interfira somente quando ele solicitar.
Bom trabalho.

✏️Português
✔️Em seu caderno, conjugue o verbo amar nos tempos: Presente, Pretérito e Futuro.

✏️Matemática
✔️Atividade xerocada Valor absoluto e relativo

Que o seu dia seja lindo, como uma árvore na primavera.
Beijos.

06/07/2020

Atividades (4º ano A, B e C)

06 de julho de 2020
4° ano

A semana começou e a gente vai praticar aquilo que já aprendemos.
Vamos trabalhar???

✏️Geografia
# Atividades xerocada:
Localizando os elementos de um mapa.

✏️Matemática
✔️Observe a imagem abaixo e liste, no seu caderno de matemática, os polígonos que você consegue identificar na mesma.

Estamos muito felizes com o seu desenvolvimento.
Beijos.

03/07/2020

Atividades (4º ano A, B e C)

03 de julho de 2020
4° ano

A educação precisa ser o caminho que nos leva à felicidade, pois quanto mais estudamos, mais conhecemos o mundo e a nós mesmos.
Vamos estudar???

✏️Português
✔️Estudar e realizar atividade sobre verbo. Na gramática, páginas: 208, 209, 210, 211 e 212;

✏️Geografia
✔️ Caderno de atividades, página 146

✏️ Matemática
✔️ Livro de matemática, páginas 94 e 95
Que o que aprendemos todos os dias possa nos ajudar a construir um mundo melhor.
Bom fim de semana.

02/07/2020

Atividades (4º ano A, B e C)

02 de julho de 2020
4° ano

Aprender é uma grande aventura, por isso eu convido você a se aventurar nesse mundo aprendendo junto comigo.
Vamos trabalhar?

✏️ Matemática
✔️Livro de matemática páginas, 120 e 121.

✏️Português
✔️Livro de português, páginas: 126 e 127

✏️Geografia
✔️Realizar atividade xerocada: Aprendendo com a Leitura de Mapas

A cada dia que você se esforça para aprender mais, a gente se orgulha de seu crescimento.
Beijos.

01/07/2020

Atividades (4º ano A, B e C)

01 de julho de 2020
4° ano

O mês começou e com ele a nossa certeza de que a busca pelo conhecimento vai continuar, pois estamos certos de que o seu trabalho vai render ótimos frutos.
Vamos trabalhar????

✏️História
✔️Caderno de atividades página 123.
✔️Pesquise e registre em seu caderno de história os países que integram o continente africano.

✏️Português
✔️Livro de português, paginas 202 e 203

✏️ Matemática
✔️Livro de Matemática páginas 110 e 111.
Que o mês de julho nos traga bons fluidos e que a gente possa estar cada vez mais próximos.
Beijos.

30/06/2020

Atividades (4º ano A, B e C)

30 de junho de 2020
4° ano

Sei que a sua dedicação e trabalho vão gerar frutos maravilhosos no futuro, pois ele pertence a você, amada criança, por isso se dedique muito ao que propomos, pois queremos sempre o seu melhor.
Vamos trabalhar????

✏️Matemática
✔️Usando palitos de dente ou de fósforo, construa representações de contornos dos seguintes Polígonos:
📝 Triângulos
📝 Quadriláteros
📝 Pentágonos
📝 Hexágonos
📝Heptágonos
Nomei-os e coloque ao lado a quantidade de arestas e vértices que cada um possui. Monte tudo no seu caderno de matemática.
Quero sempre estar presente no seu crescente desenvolvimento pedagógico.
Beijos.

29/06/2020

Atividades (4º ano A, B e C)

29 de junho de 2020
4° ano

A nossa semana começa com muito entusiasmo e muito aprendizado. Precisamos ser seres pesquisadores.
Vamos trabalhar???

✏️Português
✔️Livro de português, páginas 130, 131, 132 e 133

✏️Geografia
No caderno, e com ajuda das informações registradas ao redor do globo, sobre paralelos e meridianos, produza um texto informativo usando as informações.
Seu texto precisa ter:
# Título;
# O conceito de linhas (primeiro parágrafo)
# Descrever quem são as linhas e seus respectivos nomes e localizações (desenvolvimento)
# Finalizar último parágrafo com a importância dos paralelos e meridianos.

Com tudo que estamos aprendendo vamos nos tornar ótimos pesquisadores.
Beijos.

26/06/2020

Atividades (4º ano A, B e C)

26 de junho de 2020
4° ano

Vamos nos divertir mais e mais, porque as festas juninas acontecem durante todo o mês de junho, então vamos praticar e nos aperfeiçoar.

✏️Português
✔️ Atividades na gramática, páginas 206 e 207.

✏️ Ciências
✔️ Atividade xerocada Praticando Mais.

✏️ Matemática
✔️Livro de Matemática, página 107.

✏️História
✔️ Assista ao vídeo África – Berço da Humanidade que está logo abaixo.
✔️ Registre em seu caderno de história os pontos que você achou relevante sobre a África.
✔️ Em seguida, responda:
# Por que a África é considerada o “berço da humanidade”?
# Identifique, no vídeo, algumas palavras que você não conhece e registre no caderno com seus respectivos significados.
O trabalho nos leva a aperfeiçoar as nossas ações, por isso incentivamos a sua independência.
Beijos e um ótimo fim de semana.

https://youtu.be/8ZnsBrIrULs

25/06/2020

Atividades (4º ano A, B e C)

25 de junho de 2020
4° ano

O São João passou. Sei que você brincou bastante e comemorou com a sua família, mas agora é hora de se concentrar e de resolver a atividade do dia com muita concentração.
Vamos trabalhar????

✏️TODAS AS MATÉRIAS
✔️Atividade xerocada SIMULADINHO

PAPAI e MAMÃE, esse recadinho é para você: deixe que o seu pequeno, ou pequena, realize essa atividade do jeito dele. Aceite a resposta que ele colocar, sem muitas intervenções diretas. Precisamos observar o que ele, ou ela, ainda precisa aprender.

E para relaxar….
✏️Música 🎸🎤🥄🥄🎵
✔️ Olá a todos! Hoje iremos novamente usar materiais do cotidiano para vivenciar uma experiência sonora. Divirta-se de montão cantando junto com o tio Márcio!
Acesse o vídeo pelo link abaixo:

https://drive.google.com/file/d/1J8K3IVH8Fd8jJszqMEBrd4TR4s1yPvhJ/view

Confiamos demais no seu potencial criança.
Beijos.

23/06/2020

Atividades (4º ano A, B e C)

23 de junho de 2020
4° ano

Saber da sua dedicação diária ao trabalho da criança, que é estudar, nos anima a fazer o nosso trabalho de uma forma cada vez melhor.
Vamos continuar trabalhando?
✏️Português
# Vamos revisar o assunto estudado?
# Realize as páginas da gramática: 257, 258, 260 e 261

✏️Geografia
#Em seu caderno de geografia, desenhe um globo terrestre, (veja modelo abaixo) depois puxe setas e coloque as informações abaixo.
# O que são as linhas imaginárias?
# Qual a importância das linhas imaginárias?
# Quem são os meridiano e qual o principal?
# Quem são os paralelos e qual o nome de cada um?


✏️Matemática
✔️Caderno de atividades página 39.

Estamos com muita saudade e você, pois é a sua energia que movimenta o nosso mundo.
Beijos juninos.

22/06/2020

✏️Vamos estudar?
Com a ajuda da mamãe ou do papai, vocês deverão construir uma gramática ‘deferente’! Ela será o seu livro de revisão, pois, vamos fazer uma classe gramatical estudada a cada semana. Nosso objetivo é que você aprenda brincando e seja um aluno pesquisador, buscando usar muitas fontes de conhecimento e abusando da criatividade.
Veja o exemplo no tutorial.


Atividades (4º ano A, B e C)

22 de junho de 2020
4° ano

No embalo do forró a gente vai viver essa semana de São João, com muita animação e com o calor de uma fogueira no nosso coração.
Vamos trabalhar???

✏️Português
Hora da revisão.
✔️Atividade na folha xerocada Adjetivos e Locuções Adjetivas.
✔️No caderno, crie um pequeno texto falando sobre você. Use adjetivos para lhe descrever, use adjetivos Pátrios para dizer sua origem e as locuções adjetivas para expressando o tipo de amor que você tem no coração.

✏️Ciências
✔️Atividade xerocada Aprendendo mais

✏️Matemática
✔️Atividade Xerocada Exercitando mais
Que possamos saborear a vida, como saboreamos as comidas típicas do São João.
Beijos doces para vocês.

19/06/2020

Vídeo Aula Roda de Leitura Parte 1 e Parte 2 (4º ano A, B e C)

19 de junho de 2020
4° ano

Hoje a gente tem uma novidade para você!
Tia Patrícia quer contar uma história e, depois de ouvir, você vai realizar os comandos abaixo.
Vamos começar???

📝Para essa atividade a gente vai precisar de uma caixa de pizza.

✏️Roda de Leitura
✔️Escolha um livro📖bem legal,🙂🙃divertido e interessante que você tenha em casa.
✔️Leia várias vezes para que você compreenda muito bem!
✔️Escreva em um 📒 caderninho de rascunho, o que você entendeu dessa leitura, com suas palavras, não precisa escrever todos os detalhes, mas é necessário ter a sequência lógica, (começo, meio e fim…)
✔️Agora peça para uma pessoa da sua família👨‍👩‍👧‍👦 te ajudar, cobrindo a caixa de pizza com.papel ou tecido e deixando a mesma bem bonita, tanto por dentro, quanto por fora.
✔️De acordo com a quantidade de pedaços que você quer que a sua pizza literária tenha, determine as partes da história que ilustração cada fatia (obedecendo a sequência lógica dos acontecimentos.) ✔️Você pode ainda buscar imagens, que se pareçam com as do livro, na internet, recortar e colar nas fatias de sua pizza literária.
✔️Monte sua pizza de forma que ela conte toda a história (pode assistir ao vídeo novamente para ter uma ideia bem clara de como fazer).
✔️Apresente para sua família com muuuita animação, contando a história 📖.
🥰🥰🥰Quando a gente retornar para a escola, você vai contar a sua história na nossa biblioteca e a gente vai se divertir muito.
Um beijo carinhoso.

18/06/2020

Atividades (4º ano A, B e C)

18 de junho de 2020
4° ano

Vamos trabalhar sempre na perspectiva de aprender mais, para assim podermos construir um mundo de mais amor e paz.
Vamos trabalhar?

✏️Português
Revisão sobre adjetivo.
✔️No livro, realizar páginas 134, 135, 136 e 137.

✏️Matemática
✔️ Atividade Xerocada, Conhecendo a ordem dos números
Sei que o seu trabalho envolve muita disciplina e amor, por isso tenho muito amor por você, criança.
Beijos.

17/06/2020

Atividades (4º ano A, B e C)

17 de junho de 2020
4° ano

O trabalho da criança é estudar e isso a gente Tem feito bastante.
Vamos continuar aprendendo.

✏️Geografia
✔️Atividade xerocada Praticando com os meridianos

✏️Matemática
✔️Praticando as operações matemáticas, no livro páginas 52, 53, 54 e 55.

✏️ Português
Português no livro, páginas 160, 161, 162 e 163.
Estamos sempre contando com a sua disciplina e o seu empenho.
Beijos.

16/06/2020

Atividades (4º ano A, B e C)

16 de junho de 2020
4° ano

Vamos continuar praticando e nos dedicando ao nosso trabalho com muito amor e autonomia.
A gente sabe que está difícil, mas sabemos que vamos vencer essa batalha.

✏️Português
✔️Folha xerocada: Adjetivos Pátrios
✔️ Gramática, páginas 245, 246 e 247.

✏️Ciências
✔️Conhecendo mais a Atmosfera – Caderno de atividades, páginas 82, 83 e 84.

Quanto mais a gente pratica, mais inteligente a gente fica.
Beijos.


Atividades Somente para 4º Ano A e B

16 de junho de 2020
4° ano A e B

A gente está no mês de junho e, tradicionalmente aqui no Nordeste, temos forró e comida típica. Vamos esquentar um pouco essa nossa rotina fazendo uma atividade diferente.
Contamos com você.

✏️Português
✔️Vista aquele traje típico, e junto com a mamãe e o papai você vai preparar um vídeo, em ritmo de São João, cantando a paródia abaixo. Mandem o video para o privado da tia.

Quanto mais a gente pratica mais inteligente a gente fica.
Beijos

15/06/2020

Vídeo Aula de Inglês (4º ano A, B e C)

15 de junho de 2020
4° ano


Aula de Música (4º ano A, B e C)

15 de junho de 2020
4° ano
🎼🎸🎤🥄🥄🎵🎶
O tio Márcio preparou uma música bem legal, ela se chama Brincadeira da colher. Peguem suas colheres e vamos descobrir que som elas fazem! 😁 Acesse o link abaixo para ver o vídeo.

https://drive.google.com/file/d/1FcVebrQrvx8XO5gy_rLT9eyLWOVrSvaw/view

12/06/2020

Atividades (4º ano A, B e C)

12 de junho de 2020
4° ano

A humanidade tem uma característica interessante, está sempre aprendendo, por isso convido você a aprender mais um pouco conosco.
Lembre-se sempre que o trabalho da criança é estudar.

✏️ Português
✔️ Vamos estudar os pronomes oblíquos. Ouça o áudio, junto com a letra da paródia e aprenda cantando. ✔️ Registre em seu caderno a letra da paródia e grife os pronomes oblíquos.

✏️ Matemática
Atividade xerocada
Praticando para entender

✏️Geografia
✔️ Atividades xerocada Reconhecendo as linhas imaginárias

Praticar o que aprendemos é sempre um ótimo exercício de fixação.
Bom fim de semana.

10/06/2020

Vídeo Aula de Ciências (4º ano A, B e C)

10 de junho de 2020
4° ano

Estar em contato com você, mesmo sendo através de uma tela de computador, nos deixa muito felizes, pois queremos que você continue aprendendo muito e compreendendo mais os mistérios do mundo.
Vamos trabalhar???

✏️Ciências
✔️ No seu caderno, registre características de algum dos dinossauros que surgiram em cada período.
✔️Assista ao vídeo, abaixo, Dinossauros: Os gigantes da Terra e produza um texto sobre a evolução e o desaparecimento dos dinossauros no nosso planeta.
✔️ Atividade Xerocada sobre as Eras Geológicas.
Continue se dedicando, pois os estudos nos levam onde queremos ir.
Beijos.

Clique no link abaixo para ver o vídeo.

Dinossauros: Os gigantes da Terra

09/06/2020

Atividades (4º ano A, B e C)

 

09 de junho de 2020
4° ano

Nos aproximamos mais da criança quando percebemos o potencial que ela tem e permitimos que ela desenvolva esse potencial com autonomia.
Vamos trabalhar?

✏️Geografia
✔️Assista ao vídeo coordenadas geográficas que está logo abaixo.
✔️Depois, represente em seu caderno de geografia, por meio de desenho, como podemos definir no globo terrestre os principais Paralelos e o Meridiano de referência.
✔️Pesquise o conceito de PARALEO e de MERIDIANO e registre no caderno de geografia.

✏️Matemática 4° ano C
✔️Livro de Matemática páginas 40 e 41.

✏️Matemática 4° ano A e B
✔️ Caderno de atividades página 40.
Sabemos que você se dedica muito ao seu trabalho, por isso nos orgulhamos de você.
Beijos.

08/06/2020

Vídeo Aula de Ciências (4º ano A, B e C)

 

08 de junho de 2020
4° ano

E se é para estudar, vamos nos dedicar lendo bastante, buscando fontes de pesquisa e conversando sobre as suas descobertas.
Então, vamos praticar um pouco.

✏️Ciências
✔️ Faça uma pesquisa e descubra informações sobre a aurora boreal e sobre a camada de ozônio e registre em seu caderno de ciências.
✔️Pegue a atividade xerocada com as camadas da atmosfera e monte a mesma no seu caderno, de acordo com a imagem acima.
Vamos continuar estudando bastante, porque estudar é o trabalho da criança.
Um beijo.

05/06/2020

Atividades (4º ano A, B e C)

05 de junho de 2020
4° ano

Estar trabalhando mais pertinho de você nos anima a continuar em busca de mais oportunidades de aprendizagens.
Confiamos no seu desenvolvimento.

✏️Português
✔️Produza um texto contando como você está se sentindo nessa quarentena. Pense nos aspectos negativos e também nos aspectos positivos que nos foi imposto por esse momento. Registre no seu caderno de português e lembre-se que um texto deve ter início, meio e fim.
✔️Livro de gramática, páginas de 237 até 249

✏️Matemática
✔️Livro de Matemática páginas 28, 29, 30 e 31

NÃO ESQUEÇA QUE TIA OSCARLINA TEM UM RECADINHO MUITO ESPECIAL PARA VOCÊ AMANHÃ.
Tenha um lindo fim de semana.

04/06/2020

Vídeo Aula de Matemática (4º ano A, B e C)

04 de junho de 2020
4° ano

Estamos aqui novamente, para ajudar você a aprender e descobrir novidades que vão ser úteis para a sua vida. Somos a sua escola e temos muito carinho pela sua educação,por isso estamos sempre estimulando você a trabalhar.
Vamos começar???

✏️Matemática
✔️ Pesquise o valor da MEGA SENA da semana e registre o numeral correspondente em seu caderno de matemática.
✔️Faça a leitura do numeral e escreva o mesmo por extenso.
✔️Decomponha o numeral e circule os algarismos de maior valor absoluto e maior valor relativo.
Agora está mais fácil pensar nesse conceito, porque estamos descobrindo juntos.
Um beijo carinhoso.

03/06/2020

Aula de Música (4º ano A, B e C)

03 de junho de 2020
4° ano

Vamos nos alegrar um pouco hoje, com uma aula diferente, mas que vai mexer com todos da sua casa.

✏️Música
🎼Hoje nós iremos relembrar o que é o Pulso da música. O tio Márcio preparou uma brincadeira bem legal!
Depois de estudar a gente vai praticar junto com a família.
Vamos ver o vídeo com Tio Márcio.

📝Aproveite o dia para revisar os conteúdos que já estudamos e, se tiver alguma dúvida, manda uma mensagem para a sua professora e tira essa dúvida de sua cabecinha.
Beijo carinhoso.

02/06/2020

Atividades (4º ano A, B e C)

02 de junho de 2020
4° ano

Estamos começando uma nova etapa de trabalho hoje, com as nossas aulas ao vivo, mas vamos continuar praticando com.as outras propostas de trabalho, afinal sabemos que você já tem autonomia para realizar as atividades.
Vamos trabalhar.

✏️Português
✔️No livro, páginas 124 e 125.

✏️ Ciências
✔️Caderno de atividades, página 82.

✏️Matemática
✔️Livro de Matemática, pagina 70.
✔️Caderno de atividades, página 43.

Praticar é a melhor maneira de aprender, por isso queremos ver você caprichar na sua rotina de estudos.
Beijos.

01/06/2020

Vídeo Aula de Matemática (4º ano A, B e C)

01 de junho de 2020
4° ano

Cada dia que passa sei que o seu desejo de aprender aumenta. Estamos em um momento diferente da vida, mas aprender sempre vai ser o melhor caminho da humanidade.
Vamos trabalhar???

✏️Matemática
✔️Pense em um número com 06 algarismos e depois escreva ele em seu caderno. Represente o valor relativo e absoluto de cada algarismo e destaque o algarismo de maior valor relativo e absoluto desse mesmo número.
Saber de sua dedicação faz com que o nosso trabalho, mesmo à distância, faça todo sentido.
Beijos.

29/05/2020

Atividades (4º ano A, B e C)

29 de maio de 2020
4° ano
Vamos trabalhar mais um pouco tendo como base o que já vimos até aqui.
Não esqueça de que o seu empenho deve ser na conquista da autonomia, por isso, só peça ajuda de um adulto quando isso for realmente necessário.
Confio muito no seu desenvolvimento.

✏️Português
Livro de gramática página 199, 200, 201 e 202.

✏️Ciências
Atividade xerocada Cruzadinha da atmosfera

Sei que o seu empenho vai te levar muito longe e, quando nos encontrarmos na nossa rotina escolar, você vai poder dividir com todos o que aprendeu.
Bom fim semana para você.
Beijos.

28/05/2020

Vídeo Aula de Ciências (4º ano A, B e C)

28 de maio de 2020
4° ano
Estudar com as aulas gravadas está sendo uma adaptação para nós todos, mas ainda bem que somos seres mutáveis e adaptáveis e melhor ainda é saber que posso contar com você.
Vamos trabalhar!
✏️ Ciências
✔️Liste os lugares onde podemos encontrar o gás nitrogênio no planeta Terra.

✔️Pesquise as utilidades do gás argonio.

✔️Atividades xerocada no bloco sobre atmosfera.
Vamos continuar praticando e não esqueça que você pode tirar a sua dúvida conosco sempre.
Beijos.

27/05/2020

Atividades (4º ano A, B e C)

27 de maio de 2020
4° ano
Saber que o contato com você está acontecendo de uma forma tão próxima, me deixa muito feliz.
Vamos trabalhar???

✏️História
✔️Reveja as vídeo aulas sobre o Período Regencial e as Revoltas Regenciais e responda as atividades xerocadas: Ligado na aprendizagem regencial e De olho nas revoltas Regenciais

✏️Português
✔️Realizar atividade xerocada: Exercitando e Praticando com adjetivos.

✏️Inglês
✔️ Atividade Xerocada (TWO)
Que bom que podemos trabalhar, mesmo não estando pertinho.
Beijos.

22/05/2020

Vídeo Aula de Música (4º ano A, B e C)

22 de maio de 2020
4° ano
🎼🎼🎼🎼🎼🎼🎼🎼🎼
🎤A atividade proposta do Jogo de percussão envolve o fazer musical utilizando o corpo e objetos diversos. Siga o passo a passo do vídeo, fazendo com muita calma e no seu próprio tempo.

Quando você se sentir seguro pode ir avançando para os próximos passos. E não esqueça de gravar um vídeo fazendo o Jogo de percussão para enviar para o grupo. Estou ansioso para ver.
Beijos musicais para vocês.

22/05/2020

Vídeo Aula de Inglês (4º ano A, B e C)

22 de maio de 2020
4º ano:
Como é bom chegar mais perto de você. Vamos fazer uso dessa nova ferramenta e colocar em prática o que aprendemos.
Inglês
✏️ Usando o desenho da casa que você fez antes das nossas férias ou um outro que queira fazer, grave um pequeno vídeo dizendo onde está um objeto ou vários.
✏️Atividade xerocada “Let’s Practice ONE”
Pratique bem a pronúncia das palavras. Divirta-se!
A saudade de você é grande, mas saber da sua dedicação me anima a continuar ensinando e aprendendo.
Kisses.

21/05/2020

Atividades (4º ano A, B e C)

21 de maio de 2020
4° ano
As formas de aprender mudam muito à medida que o tempo passa. Seus pais aprenderam a ler e escrever de um jeito diferente daquele que você aprendeu e, promover a aprendizagem é o papel da Escola, e dentro dessa nossa atual realidade, ainda estamos conseguindo promover essa aprendizagem e queremos que ela seja cada vez mais significativa, por isso vamos continuar estudando.

📝 Português
✏️Em seu caderno crie uma mensagem para sua turma, fazendo o uso dos adjetivos. Incentive seus amigos a continuar estudando.
Não esqueça de grifar os adjetivos usados na mensagem.

📝HISTÓRIA
Reveja a vídeo aula de história sobre o Período Regencial e responda as atividades xerocadas:
✏️Praticando com o Período Regencial
✏️ Compreendendo melhor o Período Regencial.

📝 Matemática
✏️Caderno de atividades página 34
O seu empenho e dedicação nos estudos é que vão fazer a diferença no seu aprendizado.
Beijos.

20/05/2020

Vídeo Aula de Ciências (4º ano A, B e C)

20 de maio de 2020
4° ano
Com as vídeo aulas a gente está descobrindo muitas novidades, e o bom é que a gente pode ver as masmas quantas vezes a gente quiser. Eu aconselho você a fazer isso, para responder aos comandos abaixo.
📝Ciências
Reveja a vídeo aula quantas vezes você quiser e, em seguida, registre no caderno.
✏️4 fatos importantes que marcaram a Era Pré Cambriana.
✏️De que forma ocorre uma atividade vulcânica?
Continue se dedicando ao trabalho que você tem, porque o estudo nos leva para qualquer lugar.
Fique bem.

19/05/2020

Atividades (4º ano A, B e C)

19 de maio de 2020
4° ano
A gente precisa se dedicar aos estudos todos os dias, por isso convido você a revisar o que aprendemos e assim, ficar mais esperto ainda.
✏️Português:
Na gramática, páginas 190 e 191; 196 e 197;
✏️Matemática
Livro de matemática páginas 56 e 57
Caderno de atividades página 33
Sabemos que você tem se dedicado, por isso estamos cada dia mais orgulhosas do seu trabalho.
Beijos.

18/05/2020

Bom dia MAMAE do 4° ano A, B e C este recadinho é para você.

O Recanto está te convidando para ir na escola pegar a sua lembrança do dia das mães, pois preparamos um momento especial para você. Solicitamos que você obedeça as medidas de segurança instituídas pela OMS para essa crise de saúde.
No momento da entrega da lembrança estaremos fazendo também a entrega das novas atividades xerocadas e recebendo aquelas que estavam no envelope e que já foram executadas. Solicitamos que o horário seja regiamente obedecido para que possamos evitar aglomeração.

Dia: 20/05
4° A e B: das 10h às 11h
4° C: das 16h às 17h
Te aguardamos com amor.

18/05/2020

Vídeo Aula de Português (4° ano A, B e C)

18 de maio de 2020
4° ano
Depois de assistir a essa vídeo aula a gente precisa pensar um pouco sobre a importância do adjetivo no nosso cotidiano, por isso convido você a praticar um pouco, realizando a proposta abaixo com autonomia.
Português
✏️Pegue o seu caderno e construa frases usando o adjetivo pátrio para informar a origem de:
a) Mamãe:
b) Avós:
c) Sua origem:
✏️Para ampliar os seus conhecimentos, pesquise e construa frases indicando o adjetivo pátrio de:
a) Papa Francisco.
b) Augusto Cury
Sei que o seu trabalho e dedicação sempre vão ser recompensados com muita aprendizagem.
Beijos.

15/05/2020

Atividade (4° ano A, B e C)

15 de maio de 2020
4° ano
As propostas de atividades estão cada dia mais fáceis, pois estamos cada dia mais autônomos.
Português
Livro de português, página 128.
História
Caderno e atividades, páginas 120, 121 e 122
Matemática
Livro de matemática, páginas 36, 37, 38 e 39
Praticando os exercícios, com certeza vamos aprender mais a cada dia.
Um beijo.

14/05/2020

Vídeo Aula de História (4° ano A, B e C)

14 de maio de 2020
4° ano
A gente assistiu a mais uma vídeo aula de História, e agora é hora de praticar.
✏️Em seu caderno de História, construa uma linha do tempo indicando cada revolta do Período Regencial com sua duração, cidade e objetivos.
A sua dedicação vai te levar longe. Fique bem.
Beijos.

13/05/2020

Atividade (4° ano A, B e C)

13 de maio de 2020
4° ano
Hora das atividades. Vamos trabalhar!

História: Retorne a primeira vídeo aula sobre a Monarquia e responda as seguintes atividades xerocadas:
✏️Compreendendo melhor a Monarquia e Praticando com a Monarquia
Português:
✏️ Livro de gramática páginas 189, 193 e 194
Bom dia para você!

12/05/2020

Vídeo Aula de História (4° ano A, B e C)

12 de maio de 2020
A nossa vídeo aula foi muito clara e trata de um assunto muito interessante, por isso tenho um convite para você. ✏️ Escreva um pequeno texto em seu caderno de história, ressaltando por que o Período Regencial é aceito como um período de transição na história da formação do estado brasileiro.
✏️Depois de fazer o texto eu quero que você responda as páginas 118 e 119 do caderno de atividades.
Acredito que estamos aprendendo bastante com esses nossos encontros.
Um beijo.

11/05/2020

Atividade (4° ano A, B e C)

Mamãe e papai…
Hoje é dia de bloco de atividades, mas a orientação é que a criança reveja a vídeo aula sempre que for trabalhar o conteúdo na atividade proposta.
Beijos para todos.

4° ano
História: xerocada NOS TEMPOS DA MONARQUIA e caderno de atividades página 117
Português: xerocadas MOMENTO CRIATIVO e GRAMÁTICA EM AÇÃO.

08/05/2020

Vídeo aula de História (4° ano A, B e C)

Vamos começar com nossas vídeo aulas. Pedimos a cada pai/mãe que acompanhe o seu filho nesse momento e ajude o mesmo a pensar sobre o tema trabalhado.
Vamos começar…

Agora vamos praticar um pouco.

Registre em seu caderno de história 2 fatos significativos ocorridos durante a Monarquia brasileira.

Estou contando com a sua esperteza para realizar essa atividade.
Um beijo.

06/05/2020

Vídeo aula de Português (4° ano A, B e C)

Vamos começar com nossas vídeo aulas. Pedimos a cada pai/mãe que acompanhe o seu filho nesse momento e ajude o mesmo a pensar sobre o tema trabalhado.
Estamos todos aprendendo, mas queremos sempre fazer o melhor.
Vamos começar…

Agora a gente vai praticar um pouco.
Registre a letra da paródia (da aula virtual) em seu caderno de português, ou folha de ofício e depois grife o conceito de adjetivo.
Depois cante a paródia com a sua família e vamos ser felizes.
Beijos

27/03/2020

Atividade de Ciências (4° ano A, B e C)

Estamos evoluindo muito bem nos nossos estudos, por isso, agora é hora de pesquisar e aprender mais sobre as camadas da Terra.

#Pesquise a diferença entre terremoto e maremoto.
# O que são vulcões e como eles surgem?

Em breve estaremos juntinhos, socializando essa atividade e compartilhando o que aprendemos.

Beijos carinhosos.

27/03/2020

Atividade de Ciências (4° ano A, B e C)

1- Leia o texto abaixo. Essa é uma música que fez parte da infância de muitos pais. Encontre a música no YouTube e cante junto com os seus pais. Agora que já nos divertimos, é hora de trabalhar.

O texto abaixo possui algumas palavras destacadas. Pesquise no dicionário o significado das mesmas. Realize a proposta em uma folha de ofício ou em seu caderno de ciências, se ele estiver em sua casa.

Música: Lindo balão azul
Artista: Guilherme Arantes

Eu vivo sempre no mundo da lua
Porque sou um cientista
O meu papo é futurista,
É lunático
Eu vivo sempre no mundo da lua
Tenho alma de artista
Sou um gênio sonhador
E romântica (o)
Eu vivo sempre no mundo da lua
Porque sou aventureiro
Desde o meu primeiro passo
Pro infinito
Eu vivo sempre no mundo da lua
Porque sou inteligente
Se você quer vir com a gente
Venha que será um barato
Pegar carona nessa cauda de cometa
Ver a Via-láctea,
Estrada tão bonita
Brincar de esconde-esconde
Numa nebulosa,
Voltar pra casa,
Nosso lindo balão azul.

#Quando voltarmos para a escola vamos nos divertir mais ainda.
Beijos carinhosos.

27/03/2020

Atividade de Português (4° ano A, B e C)

O texto abaixo foi escrito por um aluno que tem muitas dúvidas na escrita de palavras com M e N em final de sílaba.

A) Sublinhe no texto as palavras escritas incorretamente.
B) Reescreva essas palavras de modo correto.

Eu gostaria de ter um tapete voador. Ele voaria rápido como um relãnpago e seria gramde como uma montanha.
Sua estanpa não seria nada sinples: teria detalhes coloridos e framjas de uma amarelo tão brilhamte quamto o ouro. Bem no cemtro e en cada uma das pomtas, serian colocadas pedras de diamantes. Diamantes línpidos como água cristalina da nascemte de uma cachoeira. Esse tapete também tealizaria desejos: bastaria eu imaginar o local e ele me levaria lá no mesmo instamte. Assim, na velocidade de um avião, eu chegaria a qualquer lugar do mumdo.

26/03/2020

Atividade de Leitura (4° ano A, B e C)

Acesse os links abaixo e se divirta com as historinhas da Turma da Mônica.

Almanaque Historinha de Duas Páginas – Turma da Mônica

MÔNICA-1

26/03/2020

Atividade de Inglês (4° ano A, B e C)

Hello! How are you?
Gostaram das atividades anteriores? Espero que tenham aprendido bastante!
Agora é hora de usarmos a nossa Magazine. É aquela revistinha que fica dentro do nosso livro.

Realize as atividades das páginas 2 e 3. Essas atividades podem ficar ainda mais interessantes se você ouvir o áudio dessas páginas, aperfeiçoando assim o seu ouvir e sua pronúncia. Pratique-as bastante.

Kisses da teacher Ellen.

26/03/2020

Atividade de Música (4° ano A, B e C)

Senhores pais…
Tio Márcio, professor de Música preparou uma surpresa para seu filho. Acesse o vídeo abaixo para ver a aula do tio.

Vamos que vamos, juntos venceremos esse momento de afastamento de corpos.

26/03/2020

Atividade de Matemática (4° ano A, B e C)

Vamos estudar matemática andando pela casa.

Polígonos são figuras planas fechadas formadas por lados que, por sua vez, são segmentos de reta que não se cruzam em nenhum ponto. Cite, em uma folha de ofício ou no seu caderno de matemática, 5 (cinco ) objetos que estão na sua casa que lembram um Polígono.

Diga quantos lados tem esse objeto, o nome da figura geométrica e não esqueça de fazer um belo desenho representando o objeto que você encontrou na sua casa.
Veja alguns exemplos:

26/03/2020

Atividade de Português (4° ano A, B e C)

Construa 5 frases usando: artigo + substantivo + adjetivo + verbo + advérbios. Nessa mesma ordem, usando os exemplos dos quadros abaixo:
# Artigo:
A
Uma
Um
O
As
Os
Umas
Uns
# Substantivos:
Londres
Paulo
Sonho
Amor
Jogo
Brinquedo
Menino
Maria
Saúde
# Verbos:
Amar
Cuidar
Cativar
Realizar
Ganhar
Recuperar
Acreditar
Fazer
Achar
# Advérbios:
Abaixo
Fora
Além
Perto
Amanhã
Jamais
Bastante
Pouco
Demais

26/03/2020

Atividade de Ciências (4° ano A, B e C)

Café da manhã

Peça a mamãe para cozinhar um ovo para o seu café da manhã, mas antes de comer o ovo, você irá observar o seguinte:
1) Bata lentamente o ovo cozido na mesa e observe os pedacinhos da casca.
2) Ainda com a casca corte o ovo ao meio e veja que se tem agora três camadas

Pedaços da casca do ovo – representam as placas tectônicas – que são grandes blocos rochosos semirrígidos que compõem a crosta terrestre.

Casca – representa a Crosta que é a camada mais superficial e dura da Terra, formada por rochas. A crosta não é formada por apenas uma parte, mas de várias outras que são as grandes placas que flutuam sobre o manto.

Clara – representa o Manto, que é a camada localizada logo abaixo da crosta terrestre e composta de rochas muito quentes que se movimentam constantemente.

Gema – Representa um grande núcleo, que está localizado no centro da Terra. Esta é a parte mais quente da Terra. O núcleo é dividido em dois, o externo, que é líquido, e o interno, que é sólido.

3) Comente o que você aprendeu com a experiência do ovo em uma folha de ofício ou escreva no seu caderno de ciências, se estiver com ele em casa. Não esqueça tirar uma foto com a experiência e enviar para a instagram da Escola: @erpprecanto.

Beijos das tias.

24/03/2020

Atividade de Geografia (4° ano A, B e C)

Estamos caminhando muito bem nas nossas propostas, por isso convidamos você a aprender mais um pouco.

# Com ajuda do texto “Leitura de mapas”, encontrado no caderno de atividades páginas 145 e 146, construa 6 VOCÊ SABIA? Um jogo de informações conhecido como jogo das curiosidades.

Em breve retomaremos as nossas atividades e vamos socializar os nossos conhecimentos.

Fiquem bem.

24/03/2020

Atividade de História (4° ano A, B e C)

Com o auxílio do caderno de atividades, releia os textos nas páginas 114 e 115 e faça o que se pede.

# Crie 5 perguntas e responda. Use seu empenho e organização.
# Durante a curta permanência na Bahia, D. João realizou várias melhorias para a economia da cidade de Salvador. Na sua opinião, qual foi a mais importante? Justifique a sua resposta.
# Pesquise e cole imagens, destacando quais foram as benfeitorias, realizadas por D. João em sua instalação na cidade do Rio de Janeiro?

Não esqueça de fazer uma legenda para cada imagem. Se você não tiver como imprimir, faça um desenho representando a benfeitoria de D. João.

Faça a atividade no caderno de história ou em uma folha de ofício. A gente se vê em breve para socializar essa atividade.

Beijos das tias.

24/03/2020

Atividade de Matemática (4° ano A, B e C)

Vamos praticar um pouco mais a tabuada, mas agora de uma forma divertida, por isso acesse o site abaixo e vamos reforçar o conteúdo aprendido na sala.

http://www.escolagames.com.br/jogos/tabuadaDino/?deviceType=mobile

Marque os seus acertos e vamos ver se você está craque mesmo quando a gente voltar para a escola.

Beijos das tias.

24/03/2020

23/03/2020

Atividade de Matemática (4° ano A, B e C)

1) Com medo de contágio dos vírus, COVID-19 e H1N1, a mãe de Josefa foi à farmácia comprar álcool gel para a família. Levando em consideração a indicação do Conselho Federal de Química que afirma que o produto seja composto de 70% de álcool etílico (etanol), pois essa é a quantidade necessária para combater micro-organismos como bactérias, vírus e fungos, ela chegou na farmácia e comprou 6 frascos pelo preço de R$ 15,00 cada um. Calcule quanto a mãe de Josefa pagou pelos frascos e quanto foi o troco que ela recebeu, visto que ela pagou com uma nota de R$100,00.

2) De acordo com apurado, a unidade do Jaú, da rua Padre Teixeira, fez uma compra de 50 caixas, com 12 unidades de álcool em gel cada. Quantos frascos de álcool em gel o estabelecimento tem agora, se já usou 276 unidades?

Estamos muito felizes com o seu empenho e sabemos que você pode evoluir muito esses dias, com a ajudasse seus pais.

Não esqueça que essa atividade pode ser feita em uma folha de ofício ou em seu caderno de matemática, se ele estiver em casa, para que a gente corrija quando voltarmos para a escola.

Um abraço apertado das tias.

23/03/2020

Queridos pais, queridas crianças.

Sabemos que não estamos de férias , mas o momento é propício para atividades em família, por isso o professor de Xadrez orienta aos pais que baixem gratuitamente o app lichess (encontra-se na loja de aplicativos do celular).

Vamos aprender algo novo e incentivar os nossos pequenos a usar o raciocínio lógico. Prontos para brincar???

21/03/2020

Atividade de Inglês (4° ano A, B e C)

Após revisar as páginas 10, 11 e 12 de seu livro de Inglês, desenhe e pinte uma casa contendo os móveis e objetos estudados (pode complementar com outros) e, então, descreva-a usando o THERE IS e THERE ARE.

Beijocas da Tia.

21/03/2020

Atividades de Roda de Leitura (4° ano A, B e C)

• Para começar nossa viagem pelo mundo literário, que tal conhecermos a vida de alguns famosos escritores do Brasil?

O primeiro que vai ilustrar as páginas do nosso caderno de atividades, será Monteiro Lobato!! O criador da turma do SÍTIO DO PICAPAU AMARELO.
Então, pesquise na internet, leia com atenção e depois responda:

1) Escreva o nome completo do escritor Monteiro Lobato.
2) Em que ano, país, estado e cidade ele nasceu?
3) Escreva um resumo da biografia de Monteiro Lobato, destacando sua obra principal, o sítio do PICAPAU AMARELO.
4) Escreva algo interessante que você descobriu sobre cada um dos personagens do Sítio.

Depois compartilharemos na RODA DE LEITURA os textos construídos.

Um beijo da Tia.

21/03/2020

Atividades de Informática (4° ano A, B e C)

Crie uma produção textual com o tema “MINHA ROTINA EM CASA” seguindo os seguintes passos:

# Digite no WORD usando Fonte – Arial 16
# Faça uso de letras maiúsculas e minúsculas
# Leia o seu texto com atenção para corrigir aquilo que for necessário.
# Imprima ou mande por e-mail, para que possamos compartilhar em nossa aula de informática.

E-mail para envio da atividade: guedes_sony@hotmail.com

20/03/2020

Atividades de Inglês (4° ano A, B e C)

Após revisar as páginas 10, 11 e 12 do seu livro de Inglês, crie uma frase para cada meio de comunicação dizendo o que você pode fazer com ele. Pratique a pronúncia de cada palavra.

Faça essa atividade em uma folha de ofício e entregue para a professora quando as aulas voltarem.

20/03/2020

Atividades de Português (4° ano C)

Os alunos do 4° ano C devem assistir novamente os vídeos “A vinda da família real ao Brasil” que foram indicados essa semana e retirar deles:

4 substantivos
4 adjetivos

Registrar no caderno de português, ou em uma folha de ofício, e fazer uma frase com cada palavra retirada do vídeo.

Iremos socializar a atividade quando retornarmos para a escola.

20/03/2020

20/03/2020

Atividades de História (4°ano A e B)

Imagine que você entrou em uma máquina do tempo e voltou ao dia da chegada da família real portuguesa ao Brasil, com uma máquina fotográfica nas mãos. Como seria essa história e sua fotografia?

– Escreva um texto, com muita imaginação e criatividade e capriche no desenho dessa fotografia.

Realize essa atividade no seu caderno de história ou em uma folha de ofício e entregue para a professora quando a gente retornar para a escola.

20/03/2020

Atividades de Português (4°ano A, B e C)

Atividade 01: construção de uma história em quadrinhos.
Nesta unidade, estamos trabalhando com o gênero textual história em quadrinhos, e para mostra que você compreendeu o estudo, deverá construir uma história em quadrinhos, relatando um momento especial que você vivenciou com sua família ou amigos.

A atividade deverá ser feita em seu caderno ou folha de ofício e quando retornarmos para a escola você deverá entregar para a sua professora.

Veja um modelo de quadrinho abaixo.

Atividade 02: reforço ortográfico – uso do s e ss.
Recorte e cole 5 palavras com a ortografia apresentada, depois separe as sílabas das palavras encontradas, classificando as mesmas em monossílabos, dissílaba, trissílaba ou polissílaba.
Um grande abraço.

20/03/2020

19/03/2020

Atividade de Matemática – (4º A, B e C)

Leia o texto abaixo e depois responda ao que se pede.

Se você não estiver com o seu caderno de matemática em casa, realize a proposta em uma folha de ofício, coloque o seu nome e entregue para a professora quando as aulas retornarem.

1 . Escreva por extenso os números que aparecem no texto.

2. Coloque os números que aparecem no texto em ordem crescente.

3. Juntas, Itália, Espanha, Alemanha e Suíça somam quantos infectados?

4. E quantas mortes os países somam juntos, segundo o texto?

5. A soma entre os infectados e os mortos que aparecem listados no texto dá um total de quantas pessoas?

6. Qual a diferença entre o número de infectados e o número de mortos, tendo o texto como base?

18/03/2020

Atividade de Geografia – Tia Francilene (4º ano C)

Assista ao vídeo a seguir e faça um resumo do mesmo no seu caderno de geografia ou em uma folha de ofício.

Atividade de História – Tia Francilene (4º ano C)

Vejam o vídeo sobre a chegada da família real portuguesa e realize um registro sobre os principais pontos observados.