OLÁ FAMÍLIA RECANTO! QUE O NOSSO DIA SEJA DE MUITA LUZ E PAZ.

RECADINHO SEMANAL DE TIA OSCARLINA!


🎤🎤🎤🎤🎤AGORA, O RECADINHO DE NOSSA AMADA TIA OSCARLINA SOBRE NOSSA LIVE.

Acesse o link abaixo e veja nossa Live.

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=306991113672876&id=100030859698071&sfnsn=wiwspwa&extid=Xzz6TH2CuRmOmonk&d=w&vh=i

 


TIA OSCARLINA TEM UMA SURPRESA PARA VOCÊ.

O PROJETO DO LIVRO DA CRIANÇA É UM PROJETO DA ESCOLA RECANTO E VAI CONTAR COM A PRODUÇÃO DE TODOS QUE FAZEM ESSA FAMÍLIA.


 

CORONAVÍRUS

O Novo Coronavírus (COVID-19) é uma doença grave que não escolhe idade, cor, sexo, nem  classe social. Qualquer pessoa, criança, jovem, adulto ou idosa, pode ser infectada pelo Novo Coronavírus.

O vírus já se espalhou por todos os continentes do planeta e já temos casos confirmados em Juazeiro e Petrolina. Por isso, é importante que todos os membros da família estejam informados sobre essa doença.

Pensando nisso, a Escola Recanto do Pequeno Príncipe sugere que você leia, junto com seu filho (a), o livro infantil sobre o Novo Coronavírus disponibilizado no link abaixo.

livro corona infantil (2)

LEIA TAMBÉM

http://www.recantopequenoprincipe.com.br/2020/03/26/escola-recanto-do-pequeno-principe-sugere-leitura-em-familia-de-livro-infantil-sobre-o-novo-coronavirus/

13/07/2020

Atividades (5º ano A, B e C)

13 de julho de 2020
5° ano

Se o essencial é invisível aos olhos, precisamos olhar o mundo com o coração.
Vamos trabalhar????

✏️ Matemática
✔️Livro páginas 142 e 143;

✏️ Escola da Inteligência
✔️Módulo 1 – Páginas 56 e 57.

✏️Português
✔️Realizar atividade no livro, páginas 48 e 49.
Participar do seu desenvolvimento nos enche de muitas alegrias.
Beijos.

10/07/2020

Atividades (5º ano A, B e C)

10 de julho de 2020
5° ano

A semana passou voando, nem.deu para a gente perceber o tempo passar, tão ocupados que ficamos. Vamos encerrar a semana com mais estudos.
Vamos trabalhar???

✏️Geografia
✔️Caderno de atividades, página 164.

✏️Português
✔️Estudar e realizar atividades na gramática, páginas 156, 157, 158, 159, 160 e 161.
Que o seu fim de semana seja cheio de alegria e muitas brincadeiras.
Beijos.

09/07/2020

Atividades (5º ano A, B e C)

09 de julho de 2020
5° ano

A busca pela sabedoria nos leva a conhecer muitos conceitos e aprofundar muitos conhecimentos. Como é bom ser pesquisador!
Vamos trabalhar???

✏️ Matemática
✔️Elabore uma situação problema em que apareça uma informação desnecessária para a sua resolução. Seja criativo, e lembre dos exemplos trabalhados na aula ao vivo.

✏️ Português
Estudar regras de acentuação.
Estamos apostando no seu bom desempenho, porque acreditamos no seu potencial.
Beijos.

08/07/2020

Atividades (5º ano A, B e C)

08 de julho de 2020
5° ano

Na busca pelo conhecimento, os caminhos podem apresentar dificuldades, mas são elas que motivam a nossa busca pelo saber.
Vamos trabalhar???

✏️Português
✔️Na gramática, revisar assunto e responder as páginas 149, 150, 151 e 152.
O seu sucesso é o nosso sucesso. Bons estudos.
Beijos.

07/07/2020

Atividades (5º ano A, B e C)

07 de julho de 2020
5° ano

A nossa caminhada rumo ao aprendizado e à independência não pode parar.
Vamos trabalhar???

✏️ Matemática
Livro páginas 144 e 145

Não esqueça que a sua conquista é a nossa vitória.
Beijos.

06/07/2020

Atividades (5º ano A, B e C)

06 de julho de 2020
5° ano

A semana começou e a gente vai colocar em prática tudo aquilo que já aprendemos.
Vamos trabalhar????

✏️ Português
✔️ Atividade na gramática, páginas 147 e 148.

Estamos muito felizes com o seu desempenho.
Beijos.

03/07/2020

Atividades (5º ano A, B e C)

03 de julho de 2020
5° ano

A educação precisa ser o caminho que nos leve à felicidade, pois quanto mais estudamos, mais conhecemos o mundo e a nós mesmos.
Vamos trabalhar???

✏️Português
✔️ Livro de português, páginas 162, 163 e 165

✏️História
✔️ Folha xerocada Registrando o que Aprendi

✏️Geografia
✔️ Caderno de atividades, páginas 152 e 153

✏️ Ciências
✔️Em seu caderno de Ciências, desenhe ou cole a gravura do encéfalo (segue modelo abaixo) e escreva a função de cada parte do mesmo.
📝 Cérebro
📝 Cerebelo
📝Tronco encefálico
Que o que aprendemos todos os dias possa nos ajudar a construir um mundo melhor.
Bom fim de semana.

02/07/2020

Atividades (5º ano A, B e C)

02 de julho de 2020
5° ano

Sabemos que manifestamos vivendo um momento ideal de aprendizagem, são muitas as dificuldades, mas perceber que você se dedica aos estudos nos deixa infinitamente animadas a continuar o nosso trabalho.
Vamos trabalhar???

✏️ Matemática
✔️Elabore, em seu caderno, duas situações problema, onde seja possível utilizar duas operações matemáticas para resolvê-las. Use sua criatividade!

✏️Português
✔️Livro de gramática,
páginas 82, 83, 84, 85 e 86.

✏️Geografia
✔️Folha xerocada Momento Escritor

✏️História
✔️Estudar os fatos ocorridos nos períodos dos presidentes: Prudente de Moraes, Campos Sales, Rodrigues Alves e Afonso Pena.
Quando a gente estuda, a gente aprende a lidar com todas as adversidades.
Beijos carinhosos.

01/07/2020

Atividades (5º ano A, B e C)

01 de julho de 2020
5° ano

O mês começa, e com ele a expectativa de aprender mais e mais com as aulas e com a nossa busca constante pelo saber.
Vamos trabalhar????

✏️ Matemática
✔️Livro páginas 138 e 139.

✏️Português
#Vamos produzir!
✔️Caderno de atividades, página 228

✏️História
✔️Folha xerocada Leitura de Imagem
Que o mês que se inicia nos traga boas notícias e muitas alegrias.
Estamos com saudades de você.

30/06/2020

Atividades (5º ano A, B e C)

30 de junho de 2020
5° ano

A aprendizagem significativa é aquela que levamos para a nossa vida. Esse é um ótimo momento.para aprendermos aquilo que realmente importa para o que queremos ser.
Vamos trabalhar????

✏️Português
✔️Atividade na gramática, páginas: 73, 74, 75 e 76;

✏️Geografia
✔️ Atividade xerocada Fique Ligado na Região Norte.

✏️ Matemática
✔️Caderno de atividades, página 34.

✏️ Ciências
✔️Caderno de atividades, página 66.
Ver o seu trabalho como estudante ser tão bem executado me anima a continuar fazendo o meu trabalho.
Beijos.

29/06/2020

Atividades (5º ano A, B e C)

29 de junho de 2020
5° ano

A busca pelo saber muitas vezes revela um caminho difícil, mas quando temos perseverança e acompanhamento, vencer o desafio se torna mais fácil.
Vamos trabalhar???

✏️Português
✔️Gramática, páginas 64, 66, 67 e 79.

✏️História
✔️Folha xerocada Desafio

✏️ Ciências
✔️Atividade xerocada Conhecendo o Sistema Nervoso

✏️ Matemática
Livro de Matemática páginas 136 e 137.

Vamos praticar, pois assim aprenderemos muito mais.
Beijos carinhosos.

26/06/2020

Atividades (5º ano A, B e C)

26 de junho de 2020
5° ano

🎼Olha para o céu meu amor… vê como ele está lindo…🎼
Lindo mesmo é ver a dedicação de vocês para realizar as propostas do dia, porque trabalhar com vocês nos deixa muito felizes.
Vamos trabalhar??

✏️História
✔️ Caderno de atividades, páginas 98, 99, 100 e 104.

✏️Geografia
✔️Caderno de atividades, página 151.

✏️ Matemática
✔️Atividade xerocada Mais problemas.

✏️Ciências
✔️Caderno de atividades, página 63.
Depois de estudar, aproveite o restante do seu dia e veja um filme bom ou leia algumas páginas de um bom livro. A nossa cabeça precisa relaxar, então…
Um fim de semana especial para você.

25/06/2020

Atividades (5º ano A, B e C)

25 de junho de 2020
5° ano

O São João passou. Sei que você brincou bastante e comemorou com a sua família, mas agora é hora de se concentrar e de resolver a atividade do dia com muita concentração.
Vamos trabalhar????

✏️TODAS AS MATÉRIAS
✔️Atividade xerocada SIMULADINHO

PAPAI e MAMÃE, esse recadinho é para você: deixe que o seu pequeno, ou pequena, realize essa atividade do jeito dele. Aceite a resposta que ele colocar, sem muitas intervenções diretas. Precisamos observar o que ele, ou ela, ainda precisa aprender.

E para relaxar….
✏️Música 🎸🎤🥄🥄🎵
✔️ Olá a todos! Hoje iremos novamente usar materiais do cotidiano para vivenciar uma experiência sonora. Divirta-se de montão cantando junto com o tio Márcio!
Acesse o vídeo pelo link abaixo:

https://drive.google.com/file/d/1J8K3IVH8Fd8jJszqMEBrd4TR4s1yPvhJ/view

Confiamos demais no seu potencial criança.
Beijos.

23/06/2020

Atividades (5º ano A, B e C)

23 de junho de 2020
5° ano

O meio do ano chegou, e com ele a gente vê chegar também muito aprendizado e desenvolvimento dessas crianças que temos como nossos filhos, e isso nos enche de orgulho.
Vamos continuar aprendendo?

✏️Matemática
✔️ Atividade no livro, páginas 130, 131, 132 e 133

✏️História
✔️Realizar atividade no caderno de atividades, páginas: 101, 102 e 103.

✏️Português
✔️Vamos, junto com a família, compartilhar conhecimento. Vista seu traje junino e prepare um vídeo, cantando a paródia abaixo. Depois é só mandar para o privado da tia.

Estamos felizes em acompanhar o seu desenvolvimento.
Beijocas juninas para você.

22/06/2020

Atividades (5º ano A, B e C)

22 de junho de 2020
5° ano

Vamos nos esquentar essa semana com atividades para lá de divertidas, afinal de contas, já é São João minha gente.
Vamos trabalhar????
✏️Português
✔️Realizar a análise morfosintaxe das páginas 23 e 24. Após nossos estudos, chegou sua vez de mostrar que aprendeu.
✔️Depois de fazer a análise morfológica das palavras na oração, ache o Sujeito e Predicado.
✏️ Matemática
✔️Livro de Matemática, páginas 128 e 129.
✔️Atividade xerocada Aprendendo mais sobre divisores

Vamos continuar aprendendo com alegria, porque a vida é divertida demais e precisamos perceber cada centelha de amor que nos move.
Beijos carinhosos.

19/06/2020

Vídeo Aula Roda de Leitura Parte 1 e Parte 2 (5º ano A, B e C)

19 de junho de 2020
5° ano

Hoje a gente tem uma novidade para você!
Tia Patrícia quer contar uma história e, depois de ouvir, você vai realizar os comandos abaixo.
Vamos começar???

📝Para essa atividade a gente vai precisar de uma caixa de pizza.

✏️Roda de Leitura
✔️Escolha um livro📖bem legal,🙂🙃divertido e interessante que você tenha em casa.
✔️Leia várias vezes para que você compreenda muito bem!
✔️Escreva em um 📒 caderninho de rascunho, o que você entendeu dessa leitura, com suas palavras, não precisa escrever todos os detalhes, mas é necessário ter a sequência lógica, (começo, meio e fim…)
✔️Agora peça para uma pessoa da sua família👨‍👩‍👧‍👦 te ajudar, cobrindo a caixa de pizza com.papel ou tecido e deixando a mesma bem bonita, tanto por dentro, quanto por fora.
✔️De acordo com a quantidade de pedaços que você quer que a sua pizza literária tenha, determine as partes da história que ilustração cada fatia (obedecendo a sequência lógica dos acontecimentos.) ✔️Você pode ainda buscar imagens, que se pareçam com as do livro, na internet, recortar e colar nas fatias de sua pizza literária.
✔️Monte sua pizza de forma que ela conte toda a história (pode assistir ao vídeo novamente para ter uma ideia bem clara de como fazer).
✔️Apresente para sua família com muuuita animação, contando a história 📖.
🥰🥰🥰Quando a gente retornar para a escola, você vai contar a sua história na nossa biblioteca e a gente vai se divertir muito.
Um beijo carinhoso.

18/06/2020

Atividades (5º ano A, B e C)

18 de junho de 2020
5° ano

A meta do nosso aprendizado é alcançar o seu desenvolvimento integral, pois acreditamos que assim você vai poder caminhar com autonomia.

✏️Português
Aprenda Cantando
✔️Registre a letra da paródia em seu caderno sobre Sujeito e Predicado, depois responda:
# o que informa o predicado em uma oração?
# o que o sujeito representa na oração?
✔️Grife na letra da paródia onde o sujeito pode aparecer em uma oração.
Que o seu dia seja lindo.
Beijos.

17/06/2020

Atividades (5º ano A, B e C)

17 de junho de 2020
5° ano

O estudo é algo que nos acompanha durante toda a vida. Somos eternos aprendizes e, por isso, não paramos de aprender nunca.
Vamos trabalhar???

✏️Português
✔️ Livro de Gramática, páginas 186, 187, 188, 189 e 193.

✏️ Ciências
✔️De acordo às aulas dadas sobre os Sistema Esquelético e Sistema Muscular, produza no seu caderno de Ciências, um texto falando sobre a importância da interação dos sistemas para o bom funcionamento do corpo humano. Ilustre, capriche, seja bem criativo.
Que o seu dia seja lindo.
Beijos.

16/06/2020

Atividades (5º ano A, B e C)

16 de junho de 2020
5 ° ano

Vamos continuar nos dedicando aos estudos, pois é aqui que o nosso futuro está.
Vamos trabalhar.

✏️Matemática
✔️Estudando Múltiplos – Livro de Matemática páginas 126 e 127.

✏️História
✔️Folha xerocada: Revisando o governo de Prudente mais caderno de atividades, páginas: 96 e 97;

✏️Geografia
✔️Realizar caderno de atividades, página 163.

Sabemos que a sua dedicação é fruto do estímulo que a sua família lhe dá, por isso somos gratos.
Beijos.

15/06/2020

Vídeo Aula de Inglês (5º ano A, B e C)

15 de junho de 2020
5° ano


Aula de Música (5º ano A, B e C)

15 de junho de 2020
5° ano

✏️Música 🎸🎤🥄🥄🎵
✔️Junho chegou e nós estamos entrando em ritmo de São João com o nosso amado Luiz Gonzaga. Preparem os seus instrumentos musicais caseiros e vamos tocar junto com o tio Márcio.

Estou com saudades de você. Acesse o link abaixo para ver o vídeo.

https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1XwSRxAbVBkQaWEIrpb6iMMJed8DVM1Yz

12/06/2020

Atividades (5º ano A, B e C)

12 de junho de 2020
5° ano

Acompanhar o seu desenvolvimento é algo que nos deixa felizes. Sabemos que não está fácil, mas ver a sua dedicação diária nos dá energia para seguir em frente.
Vamos trabalhar um pouco.

✏️Português
✔️ Registre em seu caderno a letra da paródia e aprenda sobre as Interjeições cantando.
✔️ Retire da letra da paródia o conceito de Interjeições. Não esqueça de registrar.
✔️ Vamos dar continuidade as análises morfológicas nas páginas 21 e 22 do caderno de atividades.

✏️ Matemática
✔️ Livro de Matemática, páginas 124 e 125

✏️Escola da Inteligência
✔️Livro da Escola da Inteligência módulo I, páginas 38 e 39.

Não esqueça nunca de que você é capaz de desenvolver a sua aprendizagem com autonomia.
Beijos.

10/06/2020

Vídeo Aula de Geografia (5º ano A, B e C)

10 de junho de 2020
5° ano

Nossos estudos estão cada dia mais aprofundados, por isso vamos prestar bastante atenção ao que está sendo explicado.
Você sempre nos surpreende.

✏️Geografia
✔️Assista a videoaula mais uma vez e registre os aspectos físicos da região Norte em seu caderno.
#Relevo
#Hidrografia
#Clima
#Vegetação
Vamos continuar praticando, pois estudar é o trabalho da criança.
Beijos.

09/06/2020

Atividades (5º ano A, B e C)

09 de junho de 2020
5° ano

Sabemos que cada criança tem o seu ritmo, e respeitamos cada uma por essa individualidade, mas saber que você se dedica ao seu trabalho nos anima a continuar oferecendo oportunidades de crescimento individual, para alcançarmos o progresso coletivo.
Vamos praticar?

✏️Matemática
✔️Atividade xerocada Aprendendo Mais com a Matemática

✏️Ciências
✔️Atividade xerocada Aprendendo Mais
Estamos felizes com o seu desempenho e acreditamos no seu crescimento individual.
Beijos.

08/06/2020

Vídeo Aula de História (5º ano A, B e C)

08 de junho de 2020
5° ano

Se é para estudar, vamos nos dedicar bastante, pois a nossa aprendizagem depende do esforço que fazemos.
Sabemos que não está fácil organizar uma rotina de estudos, mas acreditamos no seu potencial.
Vamos praticar.

✏️História
✔️A gente assistiu aula ao vivo sobre esse tema e agora podemos revisar assistindo a videoaula. Então, registre as informações que você achou mais relevantes sobre esse tema em seu caderno.

Vamos continuar nos esforçando para aprender cada vez mais!
Beijos.

05/06/2020

Atividades (5º ano A, B e C)

05 de junho de 2020
5° ano
A frequência com que estamos nos vendo está aumentando, por isso estamos cada vez mais confiantes na sua aprendizagem.
Vamos continuar praticando.

✏️História
✔️Caderno de atividades, páginas 109, 110 e 111

✏️Geografia
✔️ Caderno de atividades, páginas 160 e 161

✏️Matemática:
✔️De acordo com os estudos da aula AO VIVO, em seu caderno, arme e resolva as divisões observando os critérios de divisibilidade.
A) 3478 : 2
B) 735 : 5
C) 8400 : 4
D) 2376 : 3

E NÃO ESQUEÇA QUE TIA OSCARLINA TEM UM RECADINHO ESPECIAL PARA VOCÊ AMANHÃ.
Beijos e um fim de semana de luz.

04/06/2020

Vídeo Aula de Português (5º ano A, B e C)

04 de junho de 2020
5° ano

E os nossos trabalhos continuam. Estamos sempre querendo ver você mais esperto e com aprendendo sempre assuntos novos e que façam diferença na sua vida cotidiana.
Então, vamos lá, vamos colocar em prática o que aprendemos hoje.

✏️Português
✔️Realize a análise morfológica das quatro primeiras orações da página 21, do caderno de atividades.
✔️Construa uma frase, com duas orações, onde o sujeito seja você mesmo.
Vamos continuar praticando e nos vendo um pouquinho nas nossas aulas ao vivo.
Beijos carinhosos.

03/06/2020

Aula de Música (5º ano A, B e C)

03 de junho de 2020
5° ano

Vamos nos alegrar um pouco hoje, com uma aula diferente, mas que vai mexer com todos da sua casa.

✏️Música
🎼Hoje nós iremos relembrar o que é o Pulso da música. O tio Márcio preparou uma brincadeira bem legal!
Depois de estudar a gente vai praticar junto com a família.
Vamos ver o vídeo com Tio Márcio.

📝Aproveite o dia para revisar os conteúdos que já estudamos e, se tiver alguma dúvida, manda uma mensagem para a sua professora e tira essa dúvida de sua cabecinha.
Beijo carinhoso.

02/06/2020

Atividades (5º ano A, B e C)

02 de junho de 2020
5° ano

Trabalhar com você, mesmo estando distante de corpo, é algo que nos move e nos anima para começar cada dia. Obrigada pela sua dedicação, criança.
Vamos trabalhar???

✏️Português
✔️Encontre o sujeito e o predicado das duas orações na página 21 e nas orações da página 22 do seu caderno de atividades.

✏️Ciências
✔️Atividade xerocada Vamos aprender mais.

✏️Matemática
✔️Atividade xerocada Ainda sobre múltiplos
Estamos confiantes no seu aprendizado, pois estamos acompanhando a sua dedicação ao trabalho e estamos muito orgulhosas do seu empenho.
Beijos.

01/06/2020

Vídeo Aula de Português (5º ano A, B e C)

01 de junho de 2020
5° ano

A nossa prática estudantil é algo que carregamos para a vida toda. Estudar é algo que nos faz ser cada vez mais espertos e conhecedores de vários saberes, portanto estudo é poder.
Vamos praticar os nossos saberes.

✏️Português
✔️Após a video aula sobre tipos de sujeito, construa uma oração para cada tipo de sujeito (siga os exemplos da video aula).
Vamos sempre acreditar na sua dedicação e autonomia.
Um beijo.

29/05/2020

Vídeo Aula de Matemática (5º ano A, B e C)

29 de maio de 2020
5° ano
A gente assistiu à uma vídeo aula bem interessante, por isso você é convidado a rever a mesma quantas vezes precisar, porque conhecimento é poder!

✏️Matemática
✔️No seu caderno, de acordo a vídeo aula, defina:
A) O que são múltiplos?
B) O que são Divisores?
C) O que são Números Primos?

✔️Observando o Crivo de Eratóstenes responda:
A) Quantos são os números primos pares?
B) Qual é o primeiro número primo ímpar?
C) Quantos números primos terminam em 5, levando em conta a primeira centena?

✔️A soma de dois números primos é sempre par? Justifique.
Eita que você vai voltar para a nossa foto a escolar bem ligado na sua aprendizagem. Não esqueça que estamos prontas para tirar qualquer dúvida.
Bom fim de semana.
Beijos.

28/05/2020

Atividades (5º ano A, B e C)

28 de maio de 2020
5° ano

✏️Hoje o nosso desafio vai ser bem interessante.
Estamos convidando você a escrever uma redação, ou seja, uma produção de texto, nos contando que você está sentindo com relação às aulas ao vivo.
O seu texto deve ter início, meio e fim. Sabemos que todos são capazes de nos dizer como estão se sentindo.
Capriche na sua redação.
Beijos.

27/05/2020

Atividades (5º ano A, B e C)

27 de maio de 2020
5° ano
Vamos continuar estudando muiuo para dar conta de todos os desafios que ainda temos pela frente.
Vamos trabalhar??

📝Inglês
✏️Página 18, questão 8. Ouvir a faixa 17 para responder;
✏️Página 19, questão 9. Elaborar perguntas de acordo com as respostas. (Rever vídeo aula e aula ao vivo se precisar)

📝Ciências
✏️Atividade xerocada agora já sei: Respirar pra quê?

📝Geografia
✏️Realizar atividades xerocadas: Região Norte, Estratégia e Conhecimento + Produção
Estamos de olho na sua aprendizagem.
Um beijo carinhoso.

22/05/2020

Vídeo Aula de Música (5º ano A, B e C)

22 de maio de 2020
5° ano
🎼🎼🎼🎼🎼🎼🎼🎼🎼
🎤A atividade proposta do Jogo de percussão envolve o fazer musical utilizando o corpo e objetos diversos. Siga o passo a passo do vídeo, fazendo com muita calma e no seu próprio tempo.

Quando você se sentir seguro pode ir avançando para os próximos passos. E não esqueça de gravar um vídeo fazendo o Jogo de percussão para enviar para o grupo. Estou ansioso para ver.
Beijos musicais para vocês.

22/05/2020

Vídeo Aula de Inglês (5º ano A, B e C)

22 de maio de 2020
5º ano
Agora que estamos podendo aprender inglês usando uma nova ferramenta, vamos praticar o que aprendemos.
Inglês
✏️ Grave um áudio ou um pequeno vídeo respondendo às perguntas: “What are your favorite school subjects?” e “What do you have on Tuesday?” Não esqueça de primeiramente falar o seu nome e a sua turma. Pratique bastante e divirta-se!
✏️ Atividade xerocada “School subjects ONE”
Estamos todos com saudades, mas sabemos que podemos contar com a sua atenção e compromisso na realização das atividades.
Kisses.

21/05/2020

Atividades (5º ano A, B e C)

21 de maio de 2020
5° ano
Aprender é um exercício diário que realizamos desde a hora em que nascemos até o fim da nossa vida. Nesse momento, estamos aprendendo de um jeito diferente daquele que estávamos acostumados, mas vamos fazer desse aprendizado, algo especial.
Pratique e estude todos os dias.

📝 Ciências
✏️Caderno de atividades páginas 67 e 68. Leitura e interpretação do texto.

📝Português
✏️ Construa orações usando as palavras abaixo como Sujeitos das frases verbais.
# Corona Vírus
# Região Norte
# Isolamento
# A videoaula
# A máscara
Saber que você tem feito as atividades de forma autônoma nos anima a continuar o nosso trabalho e, saber que vamos poder nos ver e conversar mais de pertinho a partir de hoje, nos deixa muito felizes.
Beijos.

20/05/2020

AOS PAIS OU RESPONSÁVEIS DOS ALUNOS DO 5º ANO

Senhores pais e responsáveis, estamos em um momento muito diferente das nossas vidas. Todos embarcamos em um ano cheio de expectativas, mas aprendemos que não somos donos das casualidades, portanto, temos que nos adaptar e aprender a fazer aquilo que fazíamos de modos diferentes.

Estamos trabalhando com vídeo aulas e blocos de atividades, que as crianças realizam de acordo com a organização de cada lar, porém, agora vamos iniciar mais um processo e, de novo, precisamos da parceria dos pais para que essa nova ferramenta seja eficaz para o aprendizado das crianças.

No dia 21/05 (quinta-feira), estaremos dando início às nossas aulas ON-LINE, para as turmas do 5º ano. Elas acontecerão todas as terças e quintas, com início às 8h30min (5º A e B) – 14h30min (5º C), até dia 30 de maio, quando estaremos avaliando o processo e fazendo algumas modificações que serão informadas aos pais. Segue horário para as aulas de maio em anexo.

Para que as crianças possam interagir com maior produtividade, queremos passar algumas instruções, pois usaremos a Plataforma da Moderna Compartilha.

# Ao entrar na aula, o aluno deve desligar o microfone, e só ligar se o professor solicitar;

# As dúvidas podem ser tiradas pelo CHAT, ou pelo zap;

# O aluno não pode compartilhar a tela com outro coleguinha, para não perder a atenção na aula;

# Caso o aluno não entre na aula ON-LINE, deverá assistir a aula posteriormente, pois, a mesma será gravada e disponibilizada no portal de acesso;

# A criança deve usar a camisa da farda durante as aulas ON-LINE.

# A criança deve acessar a aula através do seu LOGIN e SENHA.

Em tempo, informamos que as vídeo aulas e os blocos de atividades complementarão a semana das crianças, de forma que elas continuarão tendo propostas todos os dias.

A Escola Recanto é uma família, por isso nos preocupamos com cada membro. Queremos que a experiência de ficar em casa com os nossos filhos nos revigore, nos ensine, nos anime e nos faça perceber aquilo que realmente importa na nossa vida.

Família Recanto.

Segue o vídeo com o passo a passo para acessar a plataforma da aula online.

Link´s para acesso a turma do seu filho.

TURMA 5º ANO (A,B e C)
5º ano A – Manhã – Aula Ao Vivo
https://meet.google.com/icc-zmza-cdq

5º ano B – Manhã – Aula Ao Vivo
http://meet.google.com/nnt-dhwy-jpw

5º ano C – Tarde – Aula Ao Vivo
http://meet.google.com/dcg-utsm-rzi

20/05/2020

Vídeo Aula de Ciências (5º ano A, B e C)

20 de maio de 2020
5° ano
Aprender é uma tarefa exercida por cada indivíduo em todos os momentos da vida, e a gente tem aprendido muito, mesmo estando afastados da Escola. A gente ouviu muitas informações importantes nessa vídeo aula de hoje, por isso, agora você é convidado a realizar as propostas abaixo com autonomia.
Ciências
Registre as atividades abaixo no caderno de ciências.
✏️Reveja a vídeo aula e retire dela duas informações que você achou interessante.
✏️Pesquisando…
Busque na internet informações sobre duas doenças relacionadas ao Sistema Respiratório e descreva suas causas, consequências e tratamento.
Sei que posso contar com a sua dedicação. Não esqueça, estudar é o nosso trabalho.
Beijos e bom trabalho.

19/05/2020

Atividades (5º ano A, B e C)

19 de maio de 2020
5° ano
Cada vez que enviamos uma proposta de atividade, estamos apostando na sua autonomia para resolver a mesma, mas estamos nos colocando à disposição para responder suas dúvidas.
Então, vamos trabalhar!
✏️Geografia
Caderno de atividades, páginas 155, 157 e 159
✏️Matemática
Livro de Matemática páginas 62 e 63.
Não esqueça que o seu trabalho, amada criança, é estudar e nós confiamos demais nas suas habilidades.
Beijos.

18/05/2020

Bom dia MAMAE do 5° ano A, B e C este recadinho é para você.

O Recanto está te convidando para ir na escola pegar a sua lembrança do dia das mães, pois preparamos um momento especial para você. Solicitamos que você obedeça as medidas de segurança instituídas pela OMS para essa crise de saúde.
No momento da entrega da lembrança estaremos fazendo também a entrega das novas atividades xerocadas e recebendo aquelas que estavam no envelope e que já foram executadas. Solicitamos que o horário seja regiamente obedecido para que possamos evitar aglomeração.

Dia: 20/05
5° A e B: das 11h às 12h
5° C: das 16h às 17h
Te aguardamos com amor.

18/05/2020

Atividade (5º ano A, B e C)

18 de maio de 2020
5° ano
Agora que você já assistiu à nossa vídeo aula e já sabe sobre o que ela trata, é hora de praticar um pouco, então assista a video aula novamente e depois faça o que se pede.
Geografia
✏️No seu caderno, registre as informações ‘relevantes’ sobre a região norte levando em conta os diversos aspectos abordados. Coloque as informações em forma de VOCÊ SABIA…
✏️Procure uma imagem que você ache que melhor representa a Região Norte e elabore uma frase para a mesma usando o maior número de classe gramatical que você conseguir. Depois de construir a frase você deve usar os símbolos montessotianos para indicar cada classe.
Bom trabalho e capriche, pois em breve estaremos corrigindo essa proposta.
Beijos.

15/05/2020

Atividade (5º ano A, B e C)

15 de maio de 2020
5° ano
As nossas práticas autônomas estão melhorando a cada dia, por isso convido você estudar um pouquinho mais.
Português
✏️ Vamos assistir o início da video aula sobre Sujeito e Predicado para revisar frase e oração.
✏️ Depois, em seu caderno, construa 3 frases verbais (orações) e 3 frases nominais.
Matemática
Livro de Matemática páginas 134 e 135.
Sabemos que o seu trabalho é feito com muito carinho. Estamos com saudades.
Beijos.

14/05/2020

Vídeo Aula de Matemática (5º ano A, B e C)

14 de maio de 2020
5° ano
Essa vídeo aula completa o ciclo de aulas sobre as expressões numéricas. Agora a gente vai praticar um pouco, então pegue o seu caderno de matemática e realize o comando abaixo.
✏️Elabore três expressões numéricas usando e obedecendo as prioridades dos símbolos de associação.
Sei que o trabalho solicitado vai ser realizado com muito carinho. Confio em vc.

13/05/2020

Atividade (5º ano A, B e C)

13 de maio de 2020
5° ano
É hora de responder as atividades. Vamos trabalhar um pouco.
Português
✏️Identificar o sujeito e predicado das 4 primeiras orações no caderno de atividades, página 21.
Matemática:
✏️Caderno de atividades página 38.
✏️ Livro de matemática páginas 120 e 121.
Sabemos que você vai conseguir.
Beijos.

12/05/2020

Vídeo aula de Ciências (5º ano A, B e C)

12 de maio de 2020
Com essa vídeo aula a gente ficou conhecendo um pouco mais dos principais ossos do nosso Sistema Esquelético.
Agora, em seu caderno de Ciências, faça uma pesquisa sobre as principais funções dos seguintes ossos:
✏️Crânio
✏️Mandíbula
✏️Costelas
✏️Vértebra
✏️Fêmur
E não esqueça de procurar a música que eu sugeri no YouTube para remexer o esqueleto com toda a família.
Beijos.

11/05/2020

Atividade (5º ano A, B e C)

Mamãe e papai…
Hoje é dia de bloco de atividades, mas a orientação é que a criança reveja a vídeo aula sempre que for trabalhar o conteúdo na atividade proposta.
Beijos para todos.

5° ano
Português: atividade xerocada Exercitando e Praticando e livro de português páginas 214 e 215.
Matemática: Livro de matemática nas páginas 116, 117, 118 e 119

08/05/2020

Vídeo aula de Matemática (5º ano A, B e C)

Vamos começar com nossas vídeo aulas. Pedimos a cada pai/mãe que acompanhe o seu filho nesse momento e ajude o mesmo a pensar sobre o tema trabalhado.
Vamos começar…

OBs. Expressões Numéricas continuam na próxima aula.

Agora vamos praticar o que aprendemos.
Pegue o seu caderno de matemática e, utilizando os sinais das operações ( + ), ( – ), ( x ) e ( : ), elabore três expressões numéricas e depois resolva as mesmas.

Quero ver sua criatividade e também o seu raciocínio.
Um beijo!

06/05/2020

Vídeo aula de Português (5º ano A, B e C)

Vamos começar com nossas vídeo aulas. Pedimos a cada pai/mãe que acompanhe o seu filho nesse momento e ajude o mesmo a pensar sobre o tema trabalhado.
Estamos todos aprendendo, mas queremos sempre fazer o melhor.
Vamos começar…

Vamos praticar um pouco depois dessa aula, por isso peço que você registre os exemplos da vídeoaula sobre Sujeito e Predicado no seu caderno de português ou em uma folha de ofício.
Depois construa 5 orações, e encontre os sujeitos e predicados delas.
Boa atividade
Beijos.

27/03/2020

Atividade de Português (5º ano A, B e C)

1) Leia o início de um conto japonês parecido com a história do Pequeno Polegar. Trata-se de um menino minúsculo, que havia sido enfeitiçado, mas que, mesmo assim, demonstra coragem e é recompensado no final.

Pequetito

Era uma vez um casal que só depois de muito esperar e pedir aos deuses conseguiu ter um filho. O menino nasceu com saúde e era bem bonito, mas nunca cresceu, e por isso recebeu o nome de Pequetito. Quando chegou a hora de mandá-lo conhecer o mundo, seus pais lhe deram uma agulha para servir de espada, uma cuia de comer arroz para ser seu barco e um par de palitos para fazer as vezes de remo.

2) Ao escrever o texto o autor evitou repetir muitas vezes o nome da personagem.
# Que forma o autor usou para evitar a repetição das palavras Pequetito?

# Qual a classe Gramatical das palavras usadas no texto para não repetir o nome Pequetito? Pesquise sobre ela e dê mais exemplos.

E vamos continuar estudando!

27/03/2020

Atividade de Matemática (5º ano A, B e C)

Os textos dos problemas estão fora de ordem. Copie-os no caderno ou em uma folha de oficio, colocando as frases em ordem. Depois resolva-os.

Problema 1
Qual gaveta ficou com mais chaveiros?
Deu 45 para sua irmã.
Em uma gaveta, foram guardados 175 chaveiros azuis e, em outra  ele guardou o restante na mesma gaveta de onde os tirou 110 chaveiros amarelos. Renato pegou 60 chaveiros azuis.

Qual é a diferença de chaveiros entre as duas gavetas, após Renato ter dado chaveiros para a sua irmã?

Problema 2
Quantas goiabas cada um deles colheu no sítio?
Paula e Marcelo dividiram entre si metade e mais quatro goiabas.
Ontem no sítio da avó eles colheram cinco dúzias de goiabas.
Adriano não colheu nenhuma, porque ele não gosta de goiabas.
Gabi colheu meia dúzia a mais que Pedro.
Pedro, Marcelo, Adriano, Gabi e Paula são primos.

Acho que essa atividade vai deixar você bem ocupado. Quando a gente voltar para a escola eu quero saber como foi essa experiência.

Beijo da tia.

27/03/2020

Atividade de Ciências (5º ano A, B e C)

TOXOPLASMA GONDII
É comum vermos em filmes zumbis humanos, poucos deles são animais. O que os torna zumbis são alguns tipos de parasitas que invadem os bichos. Um exemplo desses parasitas é o Toxoplasma Gondii, mais conhecido por ser o causador da toxoplasmose. O ser que é infectado pelo parasita é levado a procurar por gatos e se sente atraído pelo cheiro e até contrai emoções fortes pro eles.

Nos ratos, o parasita se aloja no cérebro e os bichos viram praticamente seus servo. Eles saem correndo atrás de gatos, sentindo-se atraído pelo cheiro de xixi dos gatos.

A intenção do parasita com essa aproximação dos ratos com os gatos é simples. O parasita só se reproduz no intestino dos gatos, por isso ele leva o rato para perto do gato para que o gato possa comer o rato infectado mais facilmente.

Nos seres humanos o parasita pode não causar sintomas ou causar alguns como, por exemplo, dificuldade para enxergar, febre, cansaço, dores no corpo, lesões espalhadas pelo corpo, etc. A toxoplasmose em mulheres grávidas é muito grave pois pode causar uma série de complicações ao feto.

Agora responda as questões abaixo:
A) O que é Toxoplasma?
B) O que ele causa nos ratos?
C) O que leva a toxoplasmose a se alojar no cérebro e não em outra parte do corpo?
D) Por que os ratos com toxoplasmose são considerados zumbis? Justifique sua resposta.
E) Segundo o texto, qual é a intenção de se aproximar os ratos dos gatos?
F) Pesquise o significado de:
Bactéria:
Vírus:
Parasita:

Estamos com saudades e queremos muito fazer aquele papo quando voltarmos.

26/03/2020

Atividade de Leitura (5º ano A, B e C)

Acesse os links abaixo e se divirta com as historinhas da Turma da Mônica.

Almanaque Historinha de Duas Páginas – Turma da Mônica

MÔNICA-1

26/03/2020

Atividade de Matemática (5º ano A, B e C)

Leia o texto abaixo é faça o que se pede:

Matemática Poética
Quero ver você dizer,
Quero ver você contar,
Quanto é cinco vezes seis
Sem parar para pensar

A grama cresce no chão,
O grama é peso medido
Em meio quilo então
Quantos gramas são servidos?

Noventa ratos no celeiro
Já faziam confusão
Chegaram dezessete bem ligeiros
Quantos ratos tem então?

Em seis ninhos com três ovos
Quero ver você dizer
Quantos passarinhos novos
É que estão para nascer?

Cinco gatos em um cesto
São seis cestos que têm gatos
Do total tire um sexto
Quantos gatos há de fato?

1) Leia e retire do texto versos que contenham:
A) Idéia de adição:
B) Subtração:
C) Multiplicação:

2) Agora, faça o cálculo das questões que você destacou no quesito anterior.

26/03/2020

Atividade de Inglês (5º ano A, B e C)

Hello! How are you?
Gostaram das atividades anteriores? Espero que tenham aprendido bastante!
Agora é hora de usarmos a nossa Magazine. É aquela revistinha que fica dentro do nosso livro.

Realizem as atividades das páginas 5 e 6. Estudem e pratiquem a pronúncia bastante. Usem o google tradutor como auxílio e, se surgirem dúvidas quanto a tradução, lembrem de consultar o glossário do livro.

Kisses da teacher Ellen.

26/03/2020

Atividade de Música (5º ano A, B e C)

Senhores pais…
Tio Márcio, professor de Música preparou uma surpresa para seu filho. Acesse o vídeo abaixo para ver a aula do tio.

Vamos que vamos, juntos venceremos esse momento de afastamento de corpos.

26/03/2020

Atividade de Matemática (5º ano A, B e C)

Brincando com dobradura.

Veja o vídeo, indicado abaixo, de como fazer um sapinho de dobraduras, em seguida faça o mais lindo sapinho que você conseguir, use folha de oficio para realizar essa atividade.

Antes de brincar com o sapinho pula-pula responda as seguintes perguntas no seu caderno de matemática ou na folha de oficio e, quando retorna as aulas quero saber as respostas e conhecer a sua arte.

1) Quantos triângulos você fez para construir o sapinho?
2) Quais os tipos de triângulos que você observou ao fazer o sapinho?

Eu estou esperando o dia de te ver e poder te dar aquele abraço.

26/03/2020

Atividade de Geografia (5º ano A, B e C)

Pesquise informações sobre as manifestações culturais que se destacam na região Nordeste.

Registre somente os pontos relevantes e não deixe de ilustrar. Você é muito capaz e quando a gente voltar para a escola vamos ter muito o que socializar.

Beijos carinhosos

26/03/2020

Atividade de História (5º ano A, B e C)

Em uma folha avulsa ou no caderno, organize as estrofes seguindo o esquema de rimas conhecido com o XAXAXA, em que A são os versos que rimam. Veja exemplo e faça o seu com as informações que você selecionar em história.

X. A Proclamação da República estourou
A. foi Deodoro quem comandou
X. O rei de volta para Portugal foi
A. e o Brasil da monarquia se livrou
X. Agora Deodoro é quem sofre
A. a mesma pressão que com o rei acabou.

 

X. Saiu Deodoro depois de nove meses
A. o Floriano agora é quem vai governar
X. E o fantasma da monarquia apareceu
A. Floriano a danada resolveu afastar
X. Criou casa, baixou os alugueis
A. e até isentou o pobre de impostos pagar.

24/03/2020

Vídeo-aula sobre decomposição em números primos (5° ano A, B e C)

Vídeo 1:

Vídeo 2:

https://www.youtube.com/watch?v=LSgGF9EWc4g

24/03/2020

23/03/2020

Atividade de Português (5° ano A, B e C)

Queridas crianças, estamos muito felizes em saber como vocês tem se empenhado para cumprir as suas atividades. Aluno do Recanto é aluno que estuda todos os dias, por isso, vamos continuar.

Leia a tirinha abaixo, retire dela os verbos existentes e depois registre, ao lado de cada um, em que tempo verbal ele foi conjugado.

Sei que você vai ficar craque na conjugação verbal se continuar praticando.

Beijos da tia.

23/03/2020

Atividade de Ciências (5° ano A, B e C)

Após assistir ao vídeo responda as questões abaixo em uma folha de oficio.

1) O que significa mofo e descreva? Descreva suas características básicas:
2) Por que não se pode comer alimento parcialmente mofado?
3) Por que não aparece bolores em alimentos conservados no congelador? Explique a sua resposta.
4) Um aluno do quinto ano da Escola Recanto do Pequeno Príncipe lavou uma laranja, secou-a e colocou dentro de um saco plástico e fechou. Depois de alguns dias lembrou da laranja. Quando a encontrou viu que estava embolorada. Como se explica esse crescimento dos fungos se o aluno tomou alguns cuidados para que isso não ocorresse?

23/03/2020

Atividade de Matemática (5° ano A, B e C)

A charge é um gênero jornalístico que se utiliza da imagem para expressar a coletividade e o posicionamento editorial do veículo. É uma crítica carregada de ironia e que reflete situações do cotidiano.

O termo charge é oriundo do francês charger e que significa carga, exagero. As charges retratam situações da atualidade. Observe a charge abaixo e responda ao que se pede.

1) Qual é o assunto principal da charge?
2) A professora coloca na lousa a proporção do aumento de pessoas infectadas pelo Coronavírus, qual é essa proporção?
3) Qual o número primo que podemos observar na figura?
4) Realize a decomposição, por classe, dos números apresentado na charge.
5) Escreva, por extenso, os números apresentados na figura e que contém mais de três casas decimais.
6) Faça a decomposição em fatores primos dos números 256, 512 e 1024.

Pratique e estude todos os dias. Em breve estaremos juntinhos para socializar as nossas atividades.

As tias.


Queridos pais, queridas crianças.

Sabemos que não estamos de férias , mas o momento é propício para atividades em família, por isso o professor de Xadrez orienta aos pais que baixem gratuitamente o app lichess (encontra-se na loja de aplicativos do celular).

Vamos aprender algo novo e incentivar os nossos pequenos a usar o raciocínio lógico. Prontos para brincar???

21/03/2020

Atividade de Inglês (5° ano A, B e C)

# Realizar atividades das páginas 17 e 18 do livro de inglês. Use o CD para realizar a atividade da página 18 e pratique bastante a pronúncia, aperfeiçoando a mesma ouvindo o CD.

Quando retornarmos quero ouvir a pronúncia de cada um.

Beijocas da Tia.

21/03/2020

Atividade de Roda de Leitura (5° ano A, B e C)

• Para começar nossa viagem pelo mundo literário, que tal conhecermos a vida de alguns famosos escritores do Brasil?

O primeiro que vai ilustrar as páginas do nosso caderno de atividades, será Monteiro Lobato!! O criador da turma do SÍTIO DO PICAPAU AMARELO.
Então, pesquise na internet, leia com atenção e depois responda:

1) Escreva o nome completo do escritor Monteiro Lobato.
2) Em que ano, país, estado e cidade ele nasceu?
3) Escreva um resumo da biografia de Monteiro Lobato, destacando sua obra principal, o sítio do PICAPAU AMARELO.
4) Escreva algo interessante que você descobriu sobre cada um dos personagens do Sítio.

Depois compartilharemos na RODA DE LEITURA os textos construídos.

Um beijo da Tia.

21/03/2020

Atividade de Informática (5° ano A, B e C)

Crie uma produção textual com o tema “MINHA ROTINA EM CASA” seguindo os seguintes passos:

# Digite no WORD usando Fonte – Arial 16
# Faça uso de letras maiúsculas e minúsculas
# Leia o seu texto com atenção para corrigir aquilo que for necessário.
# Imprima ou mande por e-mail, para que possamos compartilhar em nossa aula de informática.

E-mail para envio da atividade: guedes_sony@hotmail.com

20/03/2020

Atividade de História (5° ano A, B e C)

Alunos do 5° ano A, B e C, assistam aos videos de Deodoro e Floriano e façam um registro em forma de texto no caderno de história ou em uma folha de ofício para entregar quando voltarmos para a escola.

Dos videos retirar:
5 substantivos
3 adjetivos
2 artigos
4 verbos

Não esqueçam de colocar os símbolos gramaticais montessorianos ao lado de cada classe gramatical selecionada.

20/03/2020

19/03/2020

Atividade de Matemática (5° ano A, B e C)

Observe o gráfico abaixo e responda ao que se pede:

1. Quais os países presentes no gráfico?

2. Ao observar o gráfico da progressão do coronavirus nos países, diga qual o país que teve sua população mais infectada pelo vírus?

3. A vertical do gráfico indica a quantidade de pessoas contaminadas pelo coronavirus. Qual dos países apresenta o menor número de indivíduos infectados pelo vírus?

4. A horizontal do gráfico demonstra o intervalo de dias em relação ao número de pessoas contaminadas pelo COVID-19. Olhando para o gráfico, diga qual o país que apresenta um longo período de dias com baixa propagação do vírus?

5. Faça a relação dos países, em ordem crescente, que possuem mais habitantes contaminados pelo novo vírus.

18/03/2020

Atividade de Português – Tia Fran (5° ano A, B e C)

Para o 5º ano conjugar os verbos de 1, 2 e 3 conjugação no modo indicativo.

Todos os tempos.

  • Convidar
  • Mudar
  • Debater
  • Escrever
  • Polir
  • Acudir