Senhores pais,

A coordenação do Recanto informa que a partir de hoje estaremos colocando no site da Escola as atividades propostas para cada turma do fundamental.Por favor, visitem o site e busquem as propostas para os seus filhos de acordo com a série de cada um.

Sabemos que esse é um período de incertezas, mas precisamos agir de forma acertada, por isso organize as atividades do seu filho no caderno da referida matéria trabalhada ou em uma folha de ofício, para que ele possa entregar para a professora no nosso retorno.


CORONAVÍRUS

O Novo Coronavírus (COVID-19) é uma doença grave que não escolhe idade, cor, sexo, nem  classe social. Qualquer pessoa, criança, jovem, adulto ou idosa, pode ser infectada pelo Novo Coronavírus.

O vírus já se espalhou por todos os continentes do planeta e já temos casos confirmados em Juazeiro e Petrolina. Por isso, é importante que todos os membros da família estejam informados sobre essa doença.

Pensando nisso, a Escola Recanto do Pequeno Príncipe sugere que você leia, junto com seu filho (a), o livro infantil sobre o Novo Coronavírus disponibilizado no link abaixo.

livro corona infantil (2)

LEIA TAMBÉM

http://www.recantopequenoprincipe.com.br/2020/03/26/escola-recanto-do-pequeno-principe-sugere-leitura-em-familia-de-livro-infantil-sobre-o-novo-coronavirus/


Posso dar uma sugestão?⁣

Desliga o noticiário um pouco. Você já sabe tudo o que precisa saber.⁣
A vida tá fazendo um convite, um tanto mandatório – concordo, pra você se voltar pra sua casa. Pra onde fica um universo só de vocês. Onde ficam as pessoas que você mais ama no mundo.

Talvez não seja de todo ruim.⁣

Dance na sala com as crianças, cante bem alto, rodopie, pinte, borde.⁣

Fotografe seus filhos. Faça um bolo. Monte quebra-cabeças.⁣

Cuide da casa. Desse novo jeito. Renove a energia dela.⁣

A gente passa a vida toda correndo lá fora e agora temos a chance de reencontrar tesouros aqui dentro.⁣

E talvez isso renove a esperança.⁣

Logo logo a gente volta a se abraçar. ⁣

Bem apertadinho.⁣

Um beijo enorme cheio de forças pra todos nós!⁣

24/03/2020

Atividade de Música (1° ano A, B, C e D)

Ouça a canção O BICHO HOMEM, quantas vezes você quiser, no áudio abaixo e depois faça o que se pede.

 

# Agora realize um resumo do que você compreendeu.

# Faça o seu registro em forma de desenho, para representar a canção, em uma folha de ofício.

Capriche, pois nós vamos cantar juntos quando retornarmos para a escola.

Um grande abraço do tio.

23/03/2020

Atividade de Matemática (1° ano A, B, C e D)

Olá, príncipes e princesas do 1º Ano A, B, C e D!!!

Hoje vamos sequenciar os números de 0 a 39. Numa folha, registre essa sequência e, em seguida obedeça aos comandos abaixo:

# Pinte de verde o número que representa uma dezena.
#Com a cor azul pinte o antecessor de 20.
# De amarelo, pinte o sucessor de 33.
# A cor vermelha deve marcar o maior número da sequência.
# Já o menor número deverá ser pintado de rosa.
# Marque um X no número composto por 2 dezenas e 5 unidades.
# Circule o número que tem 1 dezena e 2 unidades.

Viu como é bacana trabalhar com a ajuda do papai e de mamãe? Vamos continuar os nossos estudos.


Atividade de Ciências (1º ano A, B, C e D)

Chegou a hora de produzir!!!

Vocês já têm conhecimento que o nosso planeta é dividido em terra (continentes e ilhas) e água (oceanos, mares, rios e lagos). Dia 22 de março é o dia mundial da água. Como sabemos, a vida no planeta só é possível graças à presença de água. Desse modo, cuidar das fontes de água é fundamental para a nossa sobrevivência.

Produza um mini cartaz em uma folha de ofício sobre os benefícios da utilização ou maneira de economizar o uso da água. Bom trabalho!!

Quando a gente retornar amos mostrar o nosso cartaz na linha e conversar sobre a importância da água para a sobrevivência da vida.


Atividade de História (1º Ano A, B , C e D)

Oi, crianças dos 1º Ano A, B , C e D!!!

Vimos, socializamos e aprimoramos o nosso conhecimento sobre a evolução da vida na Terra, em sala, através da frisa que representa as primeiras formas de vida no nosso planeta.

Atmosfera e os oceanos se formaram após um longo período de atividades vulcânicas intensas, surgindo assim, substâncias como a água, gás carbônico, o metano e o cianeto. A partir dessa combinação, há 3,5 bilhões de anos surgiram as primeiras formas de vida.

# Através de desenhos represente as primeiras formas de vida, logo após identifique cada uma nomeando os desenhos realizados.

Você pode pedir a ajuda da mamãe e do papai para pesquisar um pouco mais sobre o assunto na internet.


Atividade de Geografia (1º Ano A, B, C e D)

Queridos alunos dos 1º Ano A, B, C e D!!

Conhecimento nunca é demais, por isso hoje eu quero que você assista ao vídeo a seguir…

A rotação é um dos vários movimentos feitos pela Terra, sendo esse um dos mais conhecidos, pois é responsável pela alternância entre o dia e a noite.

Após enriquecer seus conhecimentos, você deverá representar o dia, desenhando sol e listando atividades que são realizadas durante esse período.

Em seguida, desenhe a lua e registre as atividades q você costuma fazer durante a noite.

Capriche nessa atividade que deverá ser feita em uma folha de ofício ou em seu caderno de geografia, se ele estiver com você.

Um beijo das tias. Capriche !!


Queridos pais, queridas crianças.

Sabemos que não estamos de férias , mas o momento é propício para atividades em família, por isso o professor de Xadrez orienta aos pais que baixem gratuitamente o app lichess (encontra-se na loja de aplicativos do celular).

Vamos aprender algo novo e incentivar os nossos pequenos a usar o raciocínio lógico. Prontos para brincar???

22/03/2020

Atividade de Português (1° ano A, B, C e D)

Querida criança, vamos continuar com as nossas atividades e agora o convite é para que você produza uma lista de palavras iniciadas com a letra L.

Para essa produção você vai ter que passear pelos cômodos da sua casa observando objetos cujo os seus nomes iniciem com a consoante L.

Não esqueça de fazer o desenho ao lado de cada palavra. Faça a atividade em uma folha de ofício ou em seu caderno de português.

Beijos das tias.

21/03/2020

Atividade de Roda de Leitura (1° ano A, B, C e D)

• Para começar nossa viagem pelo mundo literário, que tal conhecermos a vida de alguns famosos escritores do Brasil?

O primeiro que vai ilustrar as páginas do nosso caderno de atividades, será Monteiro Lobato!! O criador da turma do SÍTIO DO PICAPAU AMARELO.

1) Pesquise na internet, junto com os seus pais, uma imagem com os personagens do Sítio.
2) Escolha quatro personagens e represente os mesmos através de um desenho. Se tiver como, você pode imprimir.
3) Vamos colorir com alegria e encantamento os personagens do SÍTIO DO PICAPAU AMARELO!
4) Agora, com a ajuda de seus pais, você vai nomear cada um dos personagens que você desenhou.

Beijos da tia.

20/03/2020

Atividade de Informática (1° ano A, B, C e D)

Querida criança, com a ajuda de seus pais entre no site “Brincando com Ariê” e realize algumas atividades educativas que se encontram no mesmo.

As atividades indicadas para a sua turma são a Ariê 2 e 3.

http://brincandocomarie.com.br/arie-2/

http://brincandocomarie.com.br/arie-3/

Boa prática!

20/03/2020

Atividade de Inglês (1° ano A, B, C e D)

Visite o site sugerido abaixo e assista aos vídeos quantas vezes você quiser.

Depois, em uma folha de ofício, desenhe duas pessoas e faça um diálogo dentro de balões (como em uma história em quadrinhos) mostrando que elas estão se conhecendo, ou seja, se apresentando uma à outra.

Leia o texto para os seus pais e teste a pronúncia das palavras com eles. Vai ser divertido.

20/03/2020

Atividade de Matemática (1° ano A, B, C e D)

Com as formas geométricas podemos criar tudo o que quisermos, por isso o nosso desafio de hoje será o seguinte:

  • Recorte várias formas geométricas usando folhas de revistas, panfletos ou outros tipos de papéis. Após cortar, monte uma figura em uma folha de papel ofício.

Essa atividade deve ser feita em uma folha de ofício e você deve entregar para a professora quando retornarmos para a escola.
Aí vai algumas sugestões…

19/03/2020

Atividade de Artes (1° ano A, B, C e D)

Obs: A atividade deverá ser entregue no retorno das aulas, não esquecendo de nomear a obra.

Os alunos dos 1° Anos A,B,C e D, trabalharam em sala algumas das obras do artista Romero Britto.

Culminando esse estudo a atividade proposta é que, cada criança realize uma pesquisa de várias obras desse artista e escolha a que mais lhe agradou. Com base na obra escolhida, a criança fará sua própria obra, em uma releitura do estilo do artista.

Essa releitura deverá ser registrada em uma caixa de pizza ou um pedaço de papelão coberto com folha de ofício branca!!!

Veja o exemplo abaixo:

18/03/2020

Proposta de atividades de português para o 1º ano!

Queridas crianças vocês poderão fazer essas atividades em ofício. E trazer para escola quando nós retornarmos.

a) Observe a imagem abaixo e crie uma lista de objetos e coisas que Ana Luiza levou para o seu piquenique!!!

Aula de Música – Tio Márcio (1º ano A, B, C e D)

1) Clique ou copie e cole no seu navegador https://youtu.be/6L_EuZzq79g ou pesquise no youtube a canção Morena do Brasil de Márcio Coelho e Ana Favaretto. Ouça a canção quantas vezes você quiser.

2) Faça um desenho dos instrumentos na ordem em que são citados na canção e pinte cada um deles.

3) Agora que você já conhece bem a canção Morena do Brasil, cante e imite o modo como os músicos tocam os instrumentos citados na canção.

* Observação: se você ainda não souber como se toca pandeiro, sanfona, viola, tambor, piano ou violão, é só procurar no Youtube.

24/03/2020

Atividade de Música (2° ano A, B, C e D)

Ouça a canção O BICHO HOMEM, quantas vezes você quiser, no áudio abaixo e depois faça o que se pede.

 

# Agora realize um resumo do que você compreendeu.

# Faça o seu registro em forma de desenho, para representar a canção, em uma folha de ofício.

Capriche, pois nós vamos cantar juntos quando retornarmos para a escola.

Um grande abraço do tio.

23/03/2020

Atividade de Geografia (2° ano A, B, C e D)

A gente sabe que o mundo não para. O planeta Terra gira a cerca de 1.600 km por hora e a gente nem sente… mas percebemos como ele tem mudado nesse início de 2020. Para a gente ver o mundo, não é preciso viajar para o espaço, basta olhar um mapa.

Pesquise na internet um globo terrestre e um planisfério e depois responda ao que se pede.

1) Qual a diferença entre o globo terrestre e um planisfério?

2) Pesquise informações sobre um dos seis continentes da Terra e escreva-as para que possamos conversar sobre o mesmo quando retornarmos para a escola.

Um grande abraço das tias.

23/03/2020

Atividade de Inglês (2° ano A, B, C e D)

Hello! How are you?
Se divertiram na atividade anterior? Agora é hora de praticar o alfabeto de sinais em inglês! Vai ser divertido. Acesse o vídeo:

Assista-o quantas vezes quiser e, então, comece a praticar o sinal das letras. Quando você estiver bem expert, é hora de formar seu nome com os sinais. E que tal fazer o nome do seu daddy e mommy também?

Divirtam-se! No nosso retorno quero ver quem aprendeu tudo direitinho.

Kisses da teacher Ellen.


Atividade de Ciências (2° ano A, B, C e D)

O Universo é um imenso conjunto formado pelos astros que existem no espaço. A Terra, o planeta em que vivemos, é um pequeno ponto girando nessa imensidão que é o Universo. A Terra faz parte do Sistema Solar.

# Sabendo disso, faça um desenho bem bonito representando o planeta Terra.
A Terra faz, movimentos muito importantes para a nossa sobrevivência. Eles são chamado de movimentos de Rotação e de Translação.

Movimento de Rotação, a Terra gira em torno de si mesma. Movimento de Translação, a Terra gira em volta do sol.

# Faça uma representação da Terra girando em torno dela mesma (Rotação) e outra representação da Terra fazendo o movimento em torno do Sol (Translação).

Realize a atividade em uma folha de ofício ou em seu caderno de ciências, se ele estiver em sua casa.

Um abraço e nos vemos quando retornarmos para a escola.

Beijos das tias.


Atividade de História (2° ano A, B, C e D)

A gente estudou bastante as teorias da evolução Criacionista e Evolucionista por isso, queremos que você veja o vídeo sugerido abaixo e depois junto com o papai e com a mamãe realize os comandos sugeridos.

1) Qual a diferença entre Criacionista e Evolucionista.

2) Represente, através de um desenho, o grande continente Pangeia.

3) Representem, através de um desenho, a Laurásia e Gondwana.

Faça essa atividade em uma folha de ofício ou em seu caderno de geografia, se ele estiver em sua casa.

Beijos das tias.


Queridos pais, queridas crianças.

Sabemos que não estamos de férias , mas o momento é propício para atividades em família, por isso o professor de Xadrez orienta aos pais que baixem gratuitamente o app lichess (encontra-se na loja de aplicativos do celular).

Vamos aprender algo novo e incentivar os nossos pequenos a usar o raciocínio lógico. Prontos para brincar???

21/03/2020

Atividade de Roda de Leitura (2° ano A, B, C e D)

• Para começar nossa viagem pelo mundo literário, que tal conhecermos a vida de alguns famosos escritores do Brasil?

O primeiro que vai ilustrar as páginas do nosso caderno de atividades, será Monteiro Lobato!! O criador da turma do SÍTIO DO PICAPAU AMARELO.

1) Pesquise na internet uma imagem da turma do Sítio e veja os seus personagens. Se você puder, imprima uma imagem para colorir.
2) Peça para mamãe e o papai lhe contar uma das histórias do SÍTIO DO PICAPAU AMARELO, e depois, juntos, escrevam essa história.

Quando a gente voltar para a escola eu vou ter o maior prazer em ouvir cada um de vocês.

Beijos da tia.

20/03/2020

Atividade de Informática (2° ano A, B, C e D)

Querida criança a gente tem trabalhado na sala de informática com digitação, então use o computador de casa, com a ajuda de seus pais e digite, no WORD, o cabeçalho contendo:

• Nome da Escola:
• Data:
• Seu nome:
• Série e turma:

# Use Fonte – Arial 16
# Faça uso de letras maiúsculas e minúsculas
# Digite o trecho de um livro que você leu e gostou.
# Quando você terminar de digitar, pesquise no google uma imagem relacionada ao texto, copie e cole a imagem no seu texto e salve para que possamos ver quando as aulas retornarem.

20/03/2020

Atividade de Português (2° ano A e B)

Querida criança…
A gente está entrando no fim de semana, e nada como uma leitura em família para passar esses dias.

Se aconchega no colo da mamãe e do papai e leia o seu livro de projeto CLARA E AS OLIMPIADAS. Faça com que esse momento seja especial.

Quando você acabar de ler o livro, é hora de pegar o caderno de português ou uma folha de ofício e, ainda com a ajuda de seus pais, responder aos questionamentos abaixo, referentes ao livro.

1) Quem é o autor do livro?
2) Que assunto o livro aborda?
3) Liste três modalidades esportivas apresentadas no livro.
4) Você pratica algum esporte? Qual?
5) Representem, com um desenho bem colorido, a parte do livro que vocês mais gostaram.

Não esqueça que a sua atividade deve ser entregue para a professora quando as aulas retornarem.

Beijos carinhosos.

20/03/2020

Atividade de Ciências (2° ano A, B, C e D)

Você está se saindo muito bem com os estudos em casa, por isso agora é hora de colocar o seu instinto de pesquisador para trabalhar e realizar as seguintes propostas:

1) Escolha dois planetas do nosso Sistema Solar e escreva duas características de cada um deles.

2) Pesquise uma imagem do processo de ROTAÇÃO da Terra, represente no seu caderno de Ciências ou na folha de ofício, e depois diga a que esse movimento dá origem.

Estamos felizes com o seu empenho. Quando retornaremos para a escola queremos ver todas as atividades que você realizou durante esse período.

Beijos das tias.

20/03/2020

Atividade de Ciências (2° ano A, B, C e D)

Estamos estudando o nosso sistema solar, por isso vamos fazer uma atividade possível e bem divertida. Aproveite esse momento e ensine um pouco desse assunto para o seu pai, sua mãe, seus avós…

Observe a imagem do sistema solar acima e represente a mesma, com todos os seus elementos, em uma folha de ofício ou em seu caderno de ciências. Depois de pintar, você vai nomear cada um dos planetas e fazer um X no planeta em que a gente vive.

Quando a gente voltar para a escola iremos conversar sobre cada representação e eu quero saber quem mais se divertiu com essa atividade.

Beijos das tias.

20/03/2020

Atividade de Inglês (2° ano A, B, C e D)

Assista ao vídeo abaixo quantas vezes você quiser e depois pratique a pronúncia das letras do alfabeto em inglês. Quando já estiver craque, soletre as palavras GRANDPA, WHEELCHAIR, SCHOOL, HOUSE e SEU NOME de forma que fique fácil lembrar cada letra que compõe cada palavra.

Com isso feito, é hora do show. Grave um vídeo, com a ajuda de seus pais, onde você soletra cada uma dessas palavras.

No retorno das aulas a gente vai ver cada um dos vídeos. Curta esse momento e se divirta junto com seus pais.

https://youtu.be/kDdg2M1_EuE

19/03/2020

Atividade de Português (2° ano A, B, C e D)

A mata está em festa e há vários convidados. Por isso, leia o texto abaixo e retire dele palavras que estão no masculino e no feminino, separando as mesmas em colunas. De um lado as palavras no masculino e, do outro, as palavras no feminino.

Se o seu caderno de português não estiver com você, realize a atividade em uma folha de ofício, coloque o seu nome e traga para a escola quando as aulas retornarem.

Grande abraço das tias.

18/03/2020

Aula de Música – Tio Márcio (2º ano A, B, C e D)

1) Clique ou copie e cole no seu navegador https://youtu.be/6L_EuZzq79g ou pesquise no youtube a canção Morena do Brasil de Márcio Coelho e Ana Favaretto. Ouça a canção quantas vezes você quiser.

2) Faça um desenho dos instrumentos na ordem em que são citados na canção e pinte cada um deles.

3) Agora que você já conhece bem a canção Morena do Brasil, cante e imite o modo como os músicos tocam os instrumentos citados na canção.

* Observação: se você ainda não souber como se toca pandeiro, sanfona, viola, tambor, piano ou violão, é só procurar no Youtube.

24/03/2020

Atividade de História (3º ano A, B, C e D)

Querida criança, estar em contato com você através das atividades nos anima a continuar realizando o nosso trabalho, por isso a proposta hoje é que você assista ao vídeo a seguir e depois realize um resumo do que você compreendeu.

Faça o seu registro em uma folha de ofício ou em seu caderno de história, se ele estiver em sua casa. Capriche, pois em breve nos veremos e poderemos compartilhar tudo o que aprendemos até agora.

Beijos carinhosos da tia

24/03/2020

23/03/2020

Atividade de Português (3º ano A, B, C e D)

Querida criança, é hora de continuar com as nossas atividades, por isso leia o texto abaixo e faça o que se pede.

# Retire do texto palavras com encontros vocálicos. Registre e em seguida circule o encontro vocálico na palavra.
# Separe as silabas das palavras encontradas e classifique-as quanto ao número de sílabas: monossílaba, dissílaba, trissílaba ou polissílaba.
# Organize as palavras registradas na ordem alfabética.
# Volte ao texto e retire dois substantivos próprios.

Querida criança se o seu caderno de português não estiver com você, realize a atividade na folha de oficio, coloque seu nome e entregue para as tias quando as aulas retornarem.

Um beijo.

23/03/2020

Atividade de Inglês (3º ano A, B, C e D)

Hello? How are you feeling?

Gostaram da atividade anterior? Espero que tenham aprendido bastante!
Realizem as atividades das páginas 91 e 92 do nosso livro de inglês. Na página 92, há um texto com todo o vocabulário que a gente vem aprendendo.

Com o auxílio do google tradutor, pratique a pronúncia das palavras e, se houver dúvidas sobre a tradução, lembra de consultar o glossário do seu livro e/ou o google tradutor.

No nosso retorno, eu quero ver quem está bem expert.

Kisses da teacher Ellen.

23/03/2020

Queridos pais, queridas crianças.

Sabemos que não estamos de férias , mas o momento é propício para atividades em família, por isso o professor de Xadrez orienta aos pais que baixem gratuitamente o app lichess (encontra-se na loja de aplicativos do celular).

Vamos aprender algo novo e incentivar os nossos pequenos a usar o raciocínio lógico. Prontos para brincar???

22/03/2020

Atividade de Inglês (3° ano A, B, C e D)

Após revisar as páginas 14, 15, 16 e 17 do livro de Inglês fazendo uma pesquisa no google, desenhe e pinte uma casa mobiliada com os objetos que já aprendemos os nomes e com outros objetos que queira, e, então, a descreva usando o THERE IS e THERE ARE.
Faça a atividade em uma folha de ofício ou no caderno de Inglês, se ele estiver com você.
Kisses

21/03/2020

Atividade de Roda de Leitura (3° ano A, B, C e D)

• Para começar nossa viagem pelo mundo literário, que tal conhecermos a vida de alguns famosos escritores do Brasil?

O primeiro que vai ilustrar as páginas do nosso caderno de atividades, será Monteiro Lobato!! O criador da turma do SÍTIO DO PICAPAU AMARELO.
Então, junto com os seus pais, realize uma pesquisa na internet sobre Monteiro Lobato e a turma do Sítio, leia as informações com atenção e depois responda ao que se pede.

1) Escreva o nome completo completo de Monteiro Lobato.
2) Em que ano e cidade ele nasce?
3) Em que ano ele criou o Sítio do Picapau Amarelo?
4) Escolha um dos personagens da turma do SITIO DO PICAPU AMARELO, faça o desenho dele e logo em seguida escreva uma produção textual, com informações sobre o personagem que você desenhou.

Beijos da Tia.

20/03/2020

Atividade de Matemática (3° ano A)

Querida criança, você levou o seu livro de matemática para casa, por isso vamos usá-lo de forma que possamos aprender bastante coisa nesses dias de afastamento escolar.

Resolva as páginas 36 e 37. Se precisar, peça ajuda para o papai, pois tenho certeza que vai ser um prazer para ele te ajudar nesse momento.

Boa atividade.

20/03/2020

Atividade de Informática (3° ano A, B, C e D)

Querida criança a gente tem trabalhado na sala de informática com digitação, então use o computador de casa, com a ajuda de seus pais e digite, no WORD, o cabeçalho contendo:

• Nome da Escola:
• Data:
• Seu nome:
• Série e turma:

# Use Fonte – Arial 16
# Faça uso de letras maiúsculas e minúsculas
# Digite o trecho de um livro que você leu e gostou.
# Quando você terminar de digitar, pesquise no google uma imagem relacionada ao texto, copie e cole a imagem no seu texto e salve para que possamos ver quando as aulas retornarem.

20/03/2020

Atividade de Ciências (3° ano A, B, C e D)

Querida criança, estamos nos saindo muito bem com as propostas de atividades.

Agora queremos que você pesquise uma imagem do Sistema Solar e liste os nomes dos planetas, no caderno de Ciências ou folha de oficio, de acordo com a orbita de distância do sol.

Depois você deve escrever duas características dos três planetas que estão mais distantes do Sol.

A gente está muito feliz com o seu empenho. Nos vemos em breve, na escola.

As tias.

20/03/2020

19/03/2020

Atividade de matemática (3° ano A, B, C e D)

Realize os cálculos em uma folha de ofício. Coloque nome e data para que a gente possa receber quando as aulas voltarem.

Se você estiver com o seu caderno de matemática em casa, realize a atividade nele.

Beijos das tias.


Atividade de Português (3º ano A, B, C e D)

Realize a seguinte atividade. (Utilize folha de ofício)

1) Leia um livro de sua preferência e anote o que se pede:

  • Título;
  • Autor;
  • Ilustrador;
  • De que fala a história?
  • Que outro final você daria à história?
  • Represente através de desenho a parte da história que você mais gostou.

2) Faça uma lista com nomes de objetos que tem em seu quarto. Separe as sílabas das palavras e classifique-as em : monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.

18/03/2020

Atividade de Gramática – Tia Meliza (3º ano A)

Devido ao fato de estarmos fora da Escola por algum tempo, gostaria que você fizesse as propostas abaixo listadas, para que possamos continuar estudando, mesmo fora da Escola. Conto com você.

  • Livro de Gramática páginas 120 a 122 – Substantivo comum e próprio.
  • Caderno de Atividades página 160.

27/03/2020

Atividade de Ciências (4° ano A, B e C)

Café da manhã

Peça a mamãe para cozinhar um ovo para o seu café da manhã, mas antes de comer o ovo, você irá observar o seguinte:
1) Bata lentamente o ovo cozido na mesa e observe os pedacinhos da casca.
2) Ainda com a casca corte o ovo ao meio e veja que se tem agora três camadas

Pedaços da casca do ovo – representam as placas tectônicas – que são grandes blocos rochosos semirrígidos que compõem a crosta terrestre.

Casca – representa a Crosta que é a camada mais superficial e dura da Terra, formada por rochas. A crosta não é formada por apenas uma parte, mas de várias outras que são as grandes placas que flutuam sobre o manto.

Clara – representa o Manto, que é a camada localizada logo abaixo da crosta terrestre e composta de rochas muito quentes que se movimentam constantemente.

Gema – Representa um grande núcleo, que está localizado no centro da Terra. Esta é a parte mais quente da Terra. O núcleo é dividido em dois, o externo, que é líquido, e o interno, que é sólido.

3) Comente o que você aprendeu com a experiência do ovo em uma folha de ofício ou escreva no seu caderno de ciências, se estiver com ele em casa. Não esqueça tirar uma foto com a experiência e enviar para a instagram da Escola: @erpprecanto.

Beijos das tias.

24/03/2020

Atividade de Geografia (4° ano A, B e C)

Estamos caminhando muito bem nas nossas propostas, por isso convidamos você a aprender mais um pouco.

# Com ajuda do texto “Leitura de mapas”, encontrado no caderno de atividades páginas 145 e 146, construa 6 VOCÊ SABIA? Um jogo de informações conhecido como jogo das curiosidades.

Em breve retomaremos as nossas atividades e vamos socializar os nossos conhecimentos.

Fiquem bem.

24/03/2020

Atividade de História (4° ano A, B e C)

Com o auxílio do caderno de atividades, releia os textos nas páginas 114 e 115 e faça o que se pede.

# Crie 5 perguntas e responda. Use seu empenho e organização.
# Durante a curta permanência na Bahia, D. João realizou várias melhorias para a economia da cidade de Salvador. Na sua opinião, qual foi a mais importante? Justifique a sua resposta.
# Pesquise e cole imagens, destacando quais foram as benfeitorias, realizadas por D. João em sua instalação na cidade do Rio de Janeiro?

Não esqueça de fazer uma legenda para cada imagem. Se você não tiver como imprimir, faça um desenho representando a benfeitoria de D. João.

Faça a atividade no caderno de história ou em uma folha de ofício. A gente se vê em breve para socializar essa atividade.

Beijos das tias.

24/03/2020

Atividade de Matemática (4° ano A, B e C)

Vamos praticar um pouco mais a tabuada, mas agora de uma forma divertida, por isso acesse o site abaixo e vamos reforçar o conteúdo aprendido na sala.

http://www.escolagames.com.br/jogos/tabuadaDino/?deviceType=mobile

Marque os seus acertos e vamos ver se você está craque mesmo quando a gente voltar para a escola.

Beijos das tias.

24/03/2020

23/03/2020

Atividade de Matemática (4° ano A, B e C)

1) Com medo de contágio dos vírus, COVID-19 e H1N1, a mãe de Josefa foi à farmácia comprar álcool gel para a família. Levando em consideração a indicação do Conselho Federal de Química que afirma que o produto seja composto de 70% de álcool etílico (etanol), pois essa é a quantidade necessária para combater micro-organismos como bactérias, vírus e fungos, ela chegou na farmácia e comprou 6 frascos pelo preço de R$ 15,00 cada um. Calcule quanto a mãe de Josefa pagou pelos frascos e quanto foi o troco que ela recebeu, visto que ela pagou com uma nota de R$100,00.

2) De acordo com apurado, a unidade do Jaú, da rua Padre Teixeira, fez uma compra de 50 caixas, com 12 unidades de álcool em gel cada. Quantos frascos de álcool em gel o estabelecimento tem agora, se já usou 276 unidades?

Estamos muito felizes com o seu empenho e sabemos que você pode evoluir muito esses dias, com a ajudasse seus pais.

Não esqueça que essa atividade pode ser feita em uma folha de ofício ou em seu caderno de matemática, se ele estiver em casa, para que a gente corrija quando voltarmos para a escola.

Um abraço apertado das tias.

23/03/2020

Queridos pais, queridas crianças.

Sabemos que não estamos de férias , mas o momento é propício para atividades em família, por isso o professor de Xadrez orienta aos pais que baixem gratuitamente o app lichess (encontra-se na loja de aplicativos do celular).

Vamos aprender algo novo e incentivar os nossos pequenos a usar o raciocínio lógico. Prontos para brincar???

21/03/2020

Atividade de Inglês (4° ano A, B e C)

Após revisar as páginas 10, 11 e 12 de seu livro de Inglês, desenhe e pinte uma casa contendo os móveis e objetos estudados (pode complementar com outros) e, então, descreva-a usando o THERE IS e THERE ARE.

Beijocas da Tia.

21/03/2020

Atividades de Roda de Leitura (4° ano A, B e C)

• Para começar nossa viagem pelo mundo literário, que tal conhecermos a vida de alguns famosos escritores do Brasil?

O primeiro que vai ilustrar as páginas do nosso caderno de atividades, será Monteiro Lobato!! O criador da turma do SÍTIO DO PICAPAU AMARELO.
Então, pesquise na internet, leia com atenção e depois responda:

1) Escreva o nome completo do escritor Monteiro Lobato.
2) Em que ano, país, estado e cidade ele nasceu?
3) Escreva um resumo da biografia de Monteiro Lobato, destacando sua obra principal, o sítio do PICAPAU AMARELO.
4) Escreva algo interessante que você descobriu sobre cada um dos personagens do Sítio.

Depois compartilharemos na RODA DE LEITURA os textos construídos.

Um beijo da Tia.

21/03/2020

Atividades de Informática (4° ano A, B e C)

Crie uma produção textual com o tema “MINHA ROTINA EM CASA” seguindo os seguintes passos:

# Digite no WORD usando Fonte – Arial 16
# Faça uso de letras maiúsculas e minúsculas
# Leia o seu texto com atenção para corrigir aquilo que for necessário.
# Imprima ou mande por e-mail, para que possamos compartilhar em nossa aula de informática.

E-mail para envio da atividade: guedes_sony@hotmail.com

20/03/2020

Atividades de Inglês (4° ano A, B e C)

Após revisar as páginas 10, 11 e 12 do seu livro de Inglês, crie uma frase para cada meio de comunicação dizendo o que você pode fazer com ele. Pratique a pronúncia de cada palavra.

Faça essa atividade em uma folha de ofício e entregue para a professora quando as aulas voltarem.

20/03/2020

Atividades de Português (4° ano C)

Os alunos do 4° ano C devem assistir novamente os vídeos “A vinda da família real ao Brasil” que foram indicados essa semana e retirar deles:

4 substantivos
4 adjetivos

Registrar no caderno de português, ou em uma folha de ofício, e fazer uma frase com cada palavra retirada do vídeo.

Iremos socializar a atividade quando retornarmos para a escola.

20/03/2020

20/03/2020

Atividades de História (4°ano A e B)

Imagine que você entrou em uma máquina do tempo e voltou ao dia da chegada da família real portuguesa ao Brasil, com uma máquina fotográfica nas mãos. Como seria essa história e sua fotografia?

– Escreva um texto, com muita imaginação e criatividade e capriche no desenho dessa fotografia.

Realize essa atividade no seu caderno de história ou em uma folha de ofício e entregue para a professora quando a gente retornar para a escola.

20/03/2020

Atividades de Português (4°ano A, B e C)

Atividade 01: construção de uma história em quadrinhos.
Nesta unidade, estamos trabalhando com o gênero textual história em quadrinhos, e para mostra que você compreendeu o estudo, deverá construir uma história em quadrinhos, relatando um momento especial que você vivenciou com sua família ou amigos.

A atividade deverá ser feita em seu caderno ou folha de ofício e quando retornarmos para a escola você deverá entregar para a sua professora.

Veja um modelo de quadrinho abaixo.

Atividade 02: reforço ortográfico – uso do s e ss.
Recorte e cole 5 palavras com a ortografia apresentada, depois separe as sílabas das palavras encontradas, classificando as mesmas em monossílabos, dissílaba, trissílaba ou polissílaba.
Um grande abraço.

20/03/2020

19/03/2020

Atividade de Matemática – (4º A, B e C)

Leia o texto abaixo e depois responda ao que se pede.

Se você não estiver com o seu caderno de matemática em casa, realize a proposta em uma folha de ofício, coloque o seu nome e entregue para a professora quando as aulas retornarem.

1 . Escreva por extenso os números que aparecem no texto.

2. Coloque os números que aparecem no texto em ordem crescente.

3. Juntas, Itália, Espanha, Alemanha e Suíça somam quantos infectados?

4. E quantas mortes os países somam juntos, segundo o texto?

5. A soma entre os infectados e os mortos que aparecem listados no texto dá um total de quantas pessoas?

6. Qual a diferença entre o número de infectados e o número de mortos, tendo o texto como base?

18/03/2020

Atividade de Geografia – Tia Francilene (4º ano C)

Assista ao vídeo a seguir e faça um resumo do mesmo no seu caderno de geografia ou em uma folha de ofício.

Atividade de História – Tia Francilene (4º ano C)

Vejam o vídeo sobre a chegada da família real portuguesa e realize um registro sobre os principais pontos observados.

24/03/2020

Vídeo-aula sobre decomposição em números primos (5° ano A, B e C)

Vídeo 1:

Vídeo 2:

https://www.youtube.com/watch?v=LSgGF9EWc4g

24/03/2020

23/03/2020

Atividade de Português (5° ano A, B e C)

Queridas crianças, estamos muito felizes em saber como vocês tem se empenhado para cumprir as suas atividades. Aluno do Recanto é aluno que estuda todos os dias, por isso, vamos continuar.

Leia a tirinha abaixo, retire dela os verbos existentes e depois registre, ao lado de cada um, em que tempo verbal ele foi conjugado.

Sei que você vai ficar craque na conjugação verbal se continuar praticando.

Beijos da tia.

23/03/2020

Atividade de Ciências (5° ano A, B e C)

Após assistir ao vídeo responda as questões abaixo em uma folha de oficio.

1) O que significa mofo e descreva? Descreva suas características básicas:
2) Por que não se pode comer alimento parcialmente mofado?
3) Por que não aparece bolores em alimentos conservados no congelador? Explique a sua resposta.
4) Um aluno do quinto ano da Escola Recanto do Pequeno Príncipe lavou uma laranja, secou-a e colocou dentro de um saco plástico e fechou. Depois de alguns dias lembrou da laranja. Quando a encontrou viu que estava embolorada. Como se explica esse crescimento dos fungos se o aluno tomou alguns cuidados para que isso não ocorresse?

23/03/2020

Atividade de Matemática (5° ano A, B e C)

A charge é um gênero jornalístico que se utiliza da imagem para expressar a coletividade e o posicionamento editorial do veículo. É uma crítica carregada de ironia e que reflete situações do cotidiano.

O termo charge é oriundo do francês charger e que significa carga, exagero. As charges retratam situações da atualidade. Observe a charge abaixo e responda ao que se pede.

1) Qual é o assunto principal da charge?
2) A professora coloca na lousa a proporção do aumento de pessoas infectadas pelo Coronavírus, qual é essa proporção?
3) Qual o número primo que podemos observar na figura?
4) Realize a decomposição, por classe, dos números apresentado na charge.
5) Escreva, por extenso, os números apresentados na figura e que contém mais de três casas decimais.
6) Faça a decomposição em fatores primos dos números 256, 512 e 1024.

Pratique e estude todos os dias. Em breve estaremos juntinhos para socializar as nossas atividades.

As tias.


Queridos pais, queridas crianças.

Sabemos que não estamos de férias , mas o momento é propício para atividades em família, por isso o professor de Xadrez orienta aos pais que baixem gratuitamente o app lichess (encontra-se na loja de aplicativos do celular).

Vamos aprender algo novo e incentivar os nossos pequenos a usar o raciocínio lógico. Prontos para brincar???

21/03/2020

Atividade de Inglês (5° ano A, B e C)

# Realizar atividades das páginas 17 e 18 do livro de inglês. Use o CD para realizar a atividade da página 18 e pratique bastante a pronúncia, aperfeiçoando a mesma ouvindo o CD.

Quando retornarmos quero ouvir a pronúncia de cada um.

Beijocas da Tia.

21/03/2020

Atividade de Roda de Leitura (5° ano A, B e C)

• Para começar nossa viagem pelo mundo literário, que tal conhecermos a vida de alguns famosos escritores do Brasil?

O primeiro que vai ilustrar as páginas do nosso caderno de atividades, será Monteiro Lobato!! O criador da turma do SÍTIO DO PICAPAU AMARELO.
Então, pesquise na internet, leia com atenção e depois responda:

1) Escreva o nome completo do escritor Monteiro Lobato.
2) Em que ano, país, estado e cidade ele nasceu?
3) Escreva um resumo da biografia de Monteiro Lobato, destacando sua obra principal, o sítio do PICAPAU AMARELO.
4) Escreva algo interessante que você descobriu sobre cada um dos personagens do Sítio.

Depois compartilharemos na RODA DE LEITURA os textos construídos.

Um beijo da Tia.

21/03/2020

Atividade de Informática (5° ano A, B e C)

Crie uma produção textual com o tema “MINHA ROTINA EM CASA” seguindo os seguintes passos:

# Digite no WORD usando Fonte – Arial 16
# Faça uso de letras maiúsculas e minúsculas
# Leia o seu texto com atenção para corrigir aquilo que for necessário.
# Imprima ou mande por e-mail, para que possamos compartilhar em nossa aula de informática.

E-mail para envio da atividade: guedes_sony@hotmail.com

20/03/2020

Atividade de História (5° ano A, B e C)

Alunos do 5° ano A, B e C, assistam aos videos de Deodoro e Floriano e façam um registro em forma de texto no caderno de história ou em uma folha de ofício para entregar quando voltarmos para a escola.

Dos videos retirar:
5 substantivos
3 adjetivos
2 artigos
4 verbos

Não esqueçam de colocar os símbolos gramaticais montessorianos ao lado de cada classe gramatical selecionada.

20/03/2020

19/03/2020

Atividade de Matemática (5° ano A, B e C)

Observe o gráfico abaixo e responda ao que se pede:

1. Quais os países presentes no gráfico?

2. Ao observar o gráfico da progressão do coronavirus nos países, diga qual o país que teve sua população mais infectada pelo vírus?

3. A vertical do gráfico indica a quantidade de pessoas contaminadas pelo coronavirus. Qual dos países apresenta o menor número de indivíduos infectados pelo vírus?

4. A horizontal do gráfico demonstra o intervalo de dias em relação ao número de pessoas contaminadas pelo COVID-19. Olhando para o gráfico, diga qual o país que apresenta um longo período de dias com baixa propagação do vírus?

5. Faça a relação dos países, em ordem crescente, que possuem mais habitantes contaminados pelo novo vírus.

18/03/2020

Atividade de Português – Tia Fran (5° ano A, B e C)

Para o 5º ano conjugar os verbos de 1, 2 e 3 conjugação no modo indicativo.

Todos os tempos.

  • Convidar
  • Mudar
  • Debater
  • Escrever
  • Polir
  • Acudir